Secretaria da Educação divulga Comitê Estadual da 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Tocantins

25.06.2019

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) do Tocantins divulga os nomes dos membros do Comitê de Avaliação dos inscritos para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), formado pelos professores Élida Sabino da Silva, Denise Sodré Dorjó e o professor Maurício Clementino Carneiro. Eles foram responsáveis pela escolha de quatro projetos, dentre os 30 inscritos, que serão enviados para a Câmara dos Deputados.

Esse Comitê selecionou projetos, tendo como base os critérios definidos pela Câmara dos Deputados, que escolherá um aluno tocantinense representante do Estado numa jornada parlamentar, que será realizada no período de 23 a 27 de setembro, em Brasília. Nessa jornada, os jovens receberão informações sobre o processo legislativo e estudarão temas como cidadania e participação, e realização de debates e votações, exercendo o papel de um deputado federal.

Vaneide Labres da Silva, uma das coordenadoras do PJB, esclareceu que divulgar o Comitê é uma exigência da Câmara dos Deputados. “É uma forma de mostrar a responsabilidade e a lisura no processo de escolha dos projetos que representarão o Estado. Na pré-seleção dos projetos, a Seduc coordena de forma autônoma o processo de análise e escolha dos melhores projetos de lei inscritos, utilizando as estratégias de seleção que julgar mais conveniente, observando as diretrizes gerais e critérios estabelecidos pela Câmara dos Deputados”, explicou.

No dia 1º de julho, será divulgada, no portal www.camara.leg.br/pjb, a lista dos jovens pré-selecionados pelas secretarias de educação dos estados brasileiros. A Câmara dos Deputados selecionará 78 projetos de lei, representando a diversidade de alunos inscritos em todos os estados do Brasil. A seleção final será divulgada em 6 de agosto.

O processo de participação do Programa Jovem Parlamentar Brasileiro está sendo realizado pela Unidade Executiva de Programas e Projetos Especiais em Educação da Seduc.