Secretaria da Educação disponibiliza equipamentos e recursos tecnológicos

Paraná

07.10.2015

A Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná desenvolveu duas ações para aumentar a oferta de recursos tecnológicos às escolas e informações aos professores e alunos da rede estadual de ensino. Uma das ações é o Projeto Conectados, que levará kits com tablets, cartões de memória e roteadores para escolas de todas as regiões do estado.

O projeto piloto será feito em 70 escolas estaduais do Paraná e atende diretamente a ação 6 do Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria da Educação, programa que tem como objetivos fortalecer a gestão escolar, a melhoria da qualidade do ensino da educação básica, reduzir as taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe e distorção idade ano.

“O objetivo do Projeto Piloto Conectados é ampliar o acesso às tecnologias de informação e comunicação em diferentes espaços do ambiente escolar, não somente nos laboratórios de informática. Os tablets educacionais, doados pela Receita Federal, podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e com a organização escolar”, disse o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta.

Também serão realizadas formações continuadas para professores e técnico-pedagógicos dos Núcleos Regionais de Ensino. Essas formações serão feitas na modalidade à distância, com Escolas Interativas (ambiente virtual da Secretaria da Educação) e videotutoriais.

RECURSOS DIGITAIS - A outra ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais é um novo espaço dentro do Portal Dia a Dia Educação: Escola Interativa - Recursos Digitais, que irá reunir em um único espaço os mais variados recursos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

O novo ambiente virtual foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo.

Atualmente o Portal Dia a Dia Educação conta com aproximadamente 60 mil recursos digitais distribuídos nos diferentes módulos que o integram. A implantação da Escola Interativa - Recursos Digitais tem o intuito de imprimir mais agilidade e precisão na busca por estes recursos.

“É mais uma ferramenta para contribuir com a educação pública do Paraná”, afirmou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta.

O grande diferencial da Escola Interativa - Recursos Digitais é a interatividade que a plataforma proporciona. “Ao se cadastrar, o usuário poderá enviar colaborações, relatos e comentários, além de curtir e avaliar os recursos ali presentes. Estas funcionalidades permitem que todos sejam coprodutores deste espaço”, afirma Eziquiel Menta.

Os materiais disponíveis na Escola Interativa - Recursos Digitais trazem para a tela do computador, ou do dispositivo móvel, inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. Assim, o aluno pode utilizar em casa, para estudar, a mesma ferramenta que o professor usa nas aulas para ensinar.

O acesso à Escola Interativa - Recursos Digitais pode ser feito pelo ambiente Educadores do Portal Dia a Dia Educação, através do ícone Recursos Digitais localizado à direita da página do ambiente.

“A melhor forma de conhecer a Escola Interativa - Recursos digitais é navegando. Convidamos a todos que acessem esse novo recurso”, definiu Eziquiel Menta.

http://www.escolainterativa.diaadia.pr.gov.br/