Secretaria da Educação de Santa Catarina oferece curso com foco na Retificação do Censo Escolar 2017

Santa Catarina

04.09.2017

Nas próximas semanas, os supervisores de Políticas e Planejamento Educacional e os coordenadores Regionais do Censo Escolar das Gerências Regionais de Educação (Gereds), juntamente com 72 responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar nas escolas estaduais estarão reunidos para a Capacitação sobre Avaliação e Orientação para Retificação do Censo Escolar 2017. Os profissionais estão divididos em três  pólos: entre os dias 4 e 6 de setembro nos municípios de Brusque e Chapecó, e entre 12 e 14 de setembro em Fraiburgo. Todas as Regionais de Educação, a coordenadoria Regional da Grande Florianópolis e o Instituto Estadual de Educação serão contemplados com as formações.

Com a divulgação dos dados preliminares em setembro é necessário orientar os responsáveis nas Gereds e nas escolas sobre a leitura e interpretação dos relatórios, a fim de identificar as inconsistências e executar as devidas correções durante o período de Retificação do Censo Escolar. Além disso, serão repassadas nos encontros as orientações e providências a serem desenvolvidas sobre o Módulo Confirmação de Matrícula. “A capacitação é  um suporte facilitador e esclarecedor do processo para que o Estado consiga atingir o fornecimento dos dados mais fidedignos possíveis”, destaca a gerente de Avaliação da Educação Básica e Estatísticas Educacionais da SED, Sandra Mara Cardoso.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo INEP. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).

As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo as transferências de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).  O Censo Escolar é feito com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.