Secretária da Educação de Goiás recebeu na agenda deste sábado representantes da UBES

Goiás

09.05.2022

Como faz desde 2019, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, abriu agenda de atendimento neste sábado, 7/5, durante toda a manhã, até às 14 horas. Entre os assuntos tratados, Fátima Gavioli recebeu representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), que na próxima semana, participam do Congresso da entidade, em Brasília.  

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apoia o Congresso, tendo cedido um ônibus para a ida dos estudantes.  Para além do Congresso, Vanessa Oliveira, da UBES, e Nandara Souza, presidente do Grêmio Estudantil do Lyceu de Goiânia, conversaram sobre as possibilidades de os estudantes acompanharem e contribuírem com a disseminação de informações acerca de dois programas implementados em Goiás e voltados aos estudantes do Ensino Médio. 

De acordo com a secretária da Educação, o acompanhamento de representantes do movimento estudantil aos programas Bolsa Estudo e Dignidade Menstrual, já implementados na rede pública estadual de ensino asseguram, ainda mais, que os beneficiários tenham amplo acesso e possam usufruir ao máximo destas ações. 

O programa Bolsa Estudo, criado pela Lei 21.162, beneficia todos os estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais com R$ 100 por mês letivo, para combater a evasão escolar e incentivar a permanência dos estudantes na escola.

O programa goiano de Dignidade Menstrual, criado com o objetivo de atender às mulheres em situação de vulnerabilidade social, inclui, além das estudantes da rede estadual, as adolescentes em cumprimento de medida de privação de liberdade, privadas de liberdade em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto do sistema prisional goiano, e ainda aquelas em situação de rua e/ou em extrema pobreza.

Outros assuntos preencheram a agenda com atendimento a pessoas do público externo e às equipes da Secretaria da Educação. Uma servidora da Seduc, Marilda Cândido, apresentou, à secretária Fátima Gavioli, um trabalho de conclusão de Mestrado, na área da Educação, sobre prevenção ao suicídio entre jovens. 

Na agenda deste sábado houve, também, o atendimento à gestora da Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, Glacilda Pacheco, de Goiânia. Também participaram dos atendimentos a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra; o chefe de Gabinete, Lucca Perdigão; o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, Coronel Mauro Vilela; gerentes e servidores das diversas áreas da Seduc. 

Goiânia, 7 de maio de 2022.
Comunicação Setorial da Seduc