Secretaria da Educação da Paraíba reúne nutricionistas para alinhamento técnico

Paraíba

21.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio do Núcleo de Nutrição Escolar, realizou nesta quinta-feira (21), na sede da 1ª GRE, o I Encontro de Alinhamento dos Nutricionistas. O evento foi para alinhar o trabalho realizado pelos profissionais, que envolve a elaboração dos cardápios, monitoramento e aplicação da legislação específica da alimentação escolar, oriundas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Auxílio à Alimentação Escolar do Estado (PAAE).

Participaram do encontro 32 nutricionistas que atuam em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), onde os profissionais puderam acompanhar todas as diretrizes e também o fluxograma das atividades que a própria resolução do PNAE determina junto com as vias estaduais.

Para a responsável técnica do PNAE, Shimene Rodrigues, esse planejamento é necessário para que sejam elaborados os cardápios dos 12 meses antes do ano letivo, para que assim não ocorram atrasos nas licitações e chamadas públicas, modos de adquirir os alimentos da merenda escolar.

“Temos agora nutricionistas em cada Gerência Regional de Educação para executar as ações planejadas pelos nutricionistas da sede. Os nutricionistas da sede fazem toda uma pesquisa e diálogo junto às GREs e planejam o cardápio, que também é enviado para as observações do Conselho de Alimentação Escolar. Após aprovação, os nutricionistas das GREs encaminham para as escolas para serem executados”, ressalta.

De acordo com o gerente de Assistência Escolar Integrada, Flávio Barros, além de aumentar o quadro de nutricionistas que atuam nas GREs, houve também por parte da Secretaria de Estado da Educação a ampliação do valor em 60% dos recursos para o PAAE.

“Em 2023 ampliamos nosso quadro de nutricionistas, com isso temos um processo de supervisão de acompanhamento e monitoração alimentar das unidades escolares. Ao todo 13 das 16 GREs estão com quadro completo de nutricionistas, as outras três estão em processo de contratação, para que tenha esse profissional lá na ponta para dar suporte a essas questões de alimentação escolar para cada gerência. A Educação também teve a sensibilidade de aumentar os valores dos recursos que são repassados para alimentação escolar”, frisou.

O Núcleo de Nutrição Escolar realizou diversos encontros nas GREs, para treinar os manipuladores de alimentos que trabalham nas cozinhas das escolas. Os encontros foram para focar na segurança alimentar, trabalhando as atualizações da Vigilância Sanitária, os EPIs que devem ser utilizados nas cozinhas e no momento de manipulação dos alimentos.

“Nosso trabalho é voltado para os estudantes, o cardápio é pensado para eles, no que mais gostam e adaptamos para cada GRE com base nas informações passadas pelos nutricionistas de cada sede. Juntamos os gostos dos alunos e também o que pede as diretrizes de alimentação escolar”, afirmou o nutricionista da 14ª GRE, Ednaldo Silva.