Paraíba
30.10.2023ASecretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), participou no dia 11 de outubro, do evento “Saúde Mental e Violência Infantojuvenil” promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. O encontro foi realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba ( ESPEP), em João Pessoa. Durante o evento foram explanadas diversas ações promovidas pelas secretarias de Estado nas práticas relacionadas ao enfrentamento da violência e a saúde emocional. A assessora pedagógica da Secretaria de Gestão Pedagógica (SEGEP), Neilze Cruz, representou a Secretaria da Educação e explicou sobre a atuação do projeto Serviço de Saúde Emocional.
O Serviço é composto por profissionais da psicologia e do serviço social que atuam nas 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs). O objetivo é realizar um trabalho efetivo e preventivo com foco na Saúde Emocional e integração da família, da escola e da comunidade, visando o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuindo diretamente para o sucesso dos estudantes com foco no bem-estar e no acesso, permanência, aprendizagem e ingresso no Ensino Superior.
Em primeiro setembro de 2023, foi publicada a Portaria nº 490, institui o Serviço de Apoio à Saúde Emocional nas Escolas da Rede Pública Estadual da Paraíba, desde maio deste ano o projeto está sendo implantado nas escolas.
“Os psicólogos e assistentes sociais que atuam nas GREs visitam as escolas fazendo um diagnóstico buscando identificar situações de risco, de violência, de ansiedade e depressão e fazem um planejamento de como será a atuação naquele escola. A SEE faz o monitoramento, por meio de relatórios enviados pelos profissionais de saúde”.
Os encontros da “Saúde Mental e Violência Infanto-Juvenil” também serão realizados nas cidades de Campina Grande e Patos.