Secretaria da Educação da Paraíba participa da abertura da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral

Paraíba

12.04.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participou na sexta-feira (12) da abertura da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral. O evento contou com representantes das Secretarias Municipais de João Pessoa, região metropolitana e Agreste. No dia 22 de abril será realizado em Campina Grande incluindo outros municípios do interior do estado.

A iniciativa faz parte das ações de assistência técnica do Eixo Formar do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). O curso é direcionado para gestores e técnicos das secretarias municipais de educação.

A expectativa é apoiar e capacitar, ainda neste ano, até 17 mil gestores públicos no País inteiro, engajados com a criação, expansão e qualidade das matrículas de tempo integral na educação básica.

Ao todo, na Paraíba, são 306 Escolas Cidadãs Integrais (ECI) e Escolas Integrais Técnicas (ECIT) da Rede Pública Estadual. Dos municípios paraibanos, 97% fizeram a adesão ao programa. Das 223 cidades apenas sete não realizaram a inscrição.

"O tempo integral começou a ser inserido pelo governo federal em 2016. A Paraíba enquanto Rede Estadual é referência no país, por ser a quarta Rede em proporção na oferta em tempo integral com 306 escolas considerando a matrícula e quantidade de escolas. Conseguimos atingir a meta do PNE do ensino integral articulado ao profissional e estamos apoiando nossos municípios que tenham interesse de organizar sua rede para essa política", detalhou a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.

A Formação será realizada nas cinco regiões do País, no Nordeste, o Programa é coordenado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a colaboração na Paraíba da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Secretaria de Educação da Paraíba.

"Esse processo de formação ele visa a construção da política nacional de educação integral está colaborando de forma financeira, técnica e formativa para que todos os municípios possam elaborar e normatizar a sua política de educação integral para que seja continua", explicou o coordenador da Coordenação Paraíba do Programa Escola em Tempo Integral, Orlandil Moreira.

Formação

O curso é estruturado em cinco módulos em uma carga horária de 100 horas. Os encontros serão de forma remota e presencial.

Módulo 1 - O Programa Escola em Tempo Integral;
Módulo 2 - Fundamentos da educação integral;
Módulo 3 - Bases legais da educação integral e do tempo integral;
Módulo 4 - Tópicos para a elaboração de política de educação integral em tempo integral em nível local ou estadual;
Módulo 5 - Gestão democrática e as diversas instâncias de participação e acompanhamento social na política de educação integral.