Educação da Paraíba em parceria com o Instituto Aliança promovem ação de prevenção ao alcoolismo na adolescência

Paraíba

18.03.2024

ASecretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com o Instituto Aliança lançou na última quinta-feira (14), o Programa Na Real, que tem o propósito de educar e sensibilizar adolescentes para o não consumo de álcool. A princípio, o objetivo é atingir mais de 17 mil estudantes de 45 escolas estaduais.

A primeira a receber as atividades foi a Escola Cidadã Integral (ECIT) Maria do Carmo de Miranda, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A iniciativa teve exibição de curta metragem e palestra de conscientização para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que vão do 6º ao 9º anos e todas as séries do Ensino Médio.

Além dos curtas metragens também serão realizadas apresentações de uma peça teatral na mesma temática sobre a prevenção do alcoolismo na adolescência. As primeiras apresentações serão nos dias 25, 26 e 27 de março, e devem reunir mais 300 alunos em cada dia de apresentação.

“O programa na real é muito importante para que possamos levar essa prevenção do combate ao alcoolismo de maneira lúdica para os nossos estudantes da Rede Pública Estadual. A temática é direta com nossos estudantes, pois os curtas metragens têm uma linguagem jovial e são produzidos e autuados por adolescentes, então eles conseguem ter aquela vivência mais próxima da realidade onde eles estão”, explicou a gerente executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz.

A exibição dos curtas metragens e as palestras também foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) José Vieira e na EEEF Francisco Campos.

O programa

Na Real é um programa implementado no Brasil desde 2019 pelo Instituto Aliança e integra a iniciativa global SMASHED, criada pela organização britânica Collingwood Learning. Está presente em 38 países e tem como meta alcançar 10 milhões de adolescentes até 2030. O objetivo é sensibilizar e mobilizar adolescentes para refletirem sobre os problemas associados ao consumo precoce e inadequado de bebidas alcoólicas.