Secretaria da Educação da Bahia revitaliza bibliotecas escolares e disponibiliza obras raras

Acervo

23.10.2015

No dia em que se inicia a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está ampliando a revitalização das bibliotecas escolares da rede estadual, com a implantação do Sistema de Bibliotecas Estaduais. A ação teve início em julho deste ano, e já garantiu que nove escolas fossem totalmente remodeladas, além da visitação técnica em 103 unidades escolares. Nas bibliotecas, são feitas reprogramação do espaço, modernização tecnológica e capacitação técnica.

Entre as unidades contempladas está a biblioteca do Colégio Central da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador. A biblioteca contém um acervo composto por seis mil volumes, que ajuda a contar a história da Bahia. Na biblioteca, estão obras como a Flora Brasiliensis (1840), editada pelos alemães Carl Friedrich Philipp Von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação 65 especialistas de vários países. A obra é, até hoje, a principal referência dos pesquisadores no estudo da flora brasileira, especialmente na floresta amazônica.

O acervo da biblioteca do Central guarda, ainda, volumes da História da Colonização Portuguesa no Brasil (1921), de Carlos Malheiros Dias, e The History of the Other Great Empires of Asia (1798), entre outras obras. A restauração do acervo da biblioteca é um subprojeto do Memorial do Colégio Central, que contempla, ainda, o Acervo Histórico do Colégio, com os livros de registros dos estudantes, fotografias e outros documentos; a Pinacoteca, com 96 telas de ex-professores e diretores; galeria de arte; cineteatro; laboratório de restauração; espaço para lançamento de produtos culturais; espaço para seminários; espaço para capacitação e a criação de um site.

Outra biblioteca que foi revitalizadas é a do Colégio Estadual David Mendes, localizado em Colinas de Pituaçu, em Salvador, composta de 5.000 livros, área de pesquisa, sistema e consulta informatizada e cantinho de leitura. “Essa revitalização da biblioteca acaba influenciando os estudantes a redescobrirem o gosto pela leitura novamente. Fiquei muito feliz com a oportunidade de ter à minha disposição livros de literatura interessantes”, destaca a estudante do 3º ano, Talia Costa, 17 anos.

Para atrair ainda mais os estudantes, a escola está promovendo uma série de atividades no espaço “Não podemos esperar apenas que os alunos apareçam. Estamos organizando exposições e projetos de leitura que possam contar com a participação deles e torne a leitura algo mais natural nas suas vidas”, informa a bibliotecária Ana Cristina.

Com bastante entusiasmo, a estudante do 2º ano, Alana Santos, 16 anos, fala do estímulo à leitura promovido por uma biblioteca organizada. “Antes tínhamos que buscar livros em outros lugares, agora podemos frequentar um espaço que é nosso para ler e aprender. O legal, ainda, é trocar experiências de leitura com outros colegas e poder utilizar o cantinho de leitura para se divertir.”

Já foram contemplados os colégios estaduais Evaristo da Veiga, Governador Roberto Santos, Rúben Dario, David Mendes, Governador Lomanto Junior, Paulo Americo de Oliveira, Presidente Costa e Silva, Estadual da Bahia (Central) e Escola Getúlio Vargas.

Sistema de Bibliotecas Estaduais
A ação faz parte da implantação do Sistema de Bibliotecas Estaduais, realizado pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal. “O processo é simples. Solicitamos recursos para a compra de materiais, como computadores, impressora e ar-condicionado, por meio do Fundo de Assistência Educacional (Faed) e recebemos os livros, através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)”, diz o diretor Otacimar Cardoso, do Colégio Estadual David Mendes.

Entre as funções da Secretaria da Educação está auxiliar na organização, divulgação e disponibilização do acervo, capacitar os agentes de bibliotecas no software de organização do acervo e implantar a biblioteca escolar (BE) como recurso/suporte básico do sistema educativo. Além de constituir o local como um centro de recursos educativos multimídia de livre acesso destinada à consulta, incentivando como instrumento essencial no desenvolvimento curricular, com atividades de ensino e atividades extraclasses e também nos tempos livres e de lazer.