Secretaria da Educação da Bahia discute convênio de cooperação com Instituto de Estudos Avançados da USP

Bahia

24.04.2020

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizou, nesta quinta-feira (23/04), um debate com representantes do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP), para estabelecer um convênio de cooperação que visa desenvolver um programa para a formação de professores. A iniciativa conta com a participação da Fundação Itaú Social, que já promove, junto ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão ligado à SEC, formações continuadas para educadores baianos.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, é de extrema importância contar com a parceria de uma instituição com vasta experiência em pesquisa. "Temos uma expectativa muito grande nesta aproximação com uma cátedra tão importante nos âmbitos nacional e internacional. A atividade do  professor tem que ser sempre revisitada, por isso temos que ter, cada vez mais, um fortalecimento das formações iniciais e continuadas, sempre aproximando o Ensino Superior da Educação Básica", destacou.

O diretor geral do IEA/USP, Ary Plonsky, falou do compromisso em contribuir com a educação na Bahia. "Queremos andar de forma articulada dando todo apoio institucional na execução do convênio. A educação de excelência é aquela que promove as boas perguntas e não as que entregam respostas prontas", analisou.

Segundo o professor e titular da cátedra do IEA/USP, Naomar Almeida Filho, a ideia é um programa que possar interagir com todo o território. "Nós temos um foco de trabalho fundamentalmente direcionado a dois eixo: pesquisa e curadoria; e disseminação e debate. Agora, queremos promover um terceiro eixo que é a cooperação técnica. O objetivo é criar um modelo de proposta viável, que tem a finalidade de orientar e inspirar a realização das formações de professores", disse.

A gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota, falou da oportunidade de desenvolver formações iniciais para professores. "Estamos com a SEC desenvolvendo este trabalho que promove as formações continuadas para qualificação dos educadores. E participar desta parceria, em que podemos também trabalhar nas formações iniciais, junto ao IEA/USP, vai ser importante para analisarmos os gargalos e a real demanda para a formação de professores em determinadas disciplinas", avaliou.