Secretaria da Educação abre inscrições para o VI Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio

Goiás

24.03.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em ação conjunta com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e em parceria com o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio, promove o ‘VI Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio’. A adesão/inscrição das Unidades Escolares deve ser feita entre os dias 16 a 29 de março, pelo site do concurso

O concurso possui uma única categoria, a juvenil, podendo participar os estudantes da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio. São duas modalidades: 1) Produção textual a partir de obras de Bariani Ortencio, considerando a temática ‘Folclore Goiano’; 2) Produção Cênica - Performance de Contação de Histórias Barianianas.

O concurso tem o objetivo de incentivar e despertar nos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás o interesse e gosto pela leitura e escrita dos diversos gêneros literários e pela representação cênica de Contação de Histórias. 

Homenagem

O concurso é uma homenagem ao escritor e folclorista Bariani Ortencio, paulista de nascimento e goiano por opção, pela sua vida dedicada à literatura. Como defensor da natureza e do meio ambiente, do folclore e da cultura goiana, Bariani Ortencio valoriza, há mais de cinquenta anos, a temática regional, fazendo literatura por Goiás. Com maestria, o escritor encanta leitores de todas as idades com seus livros de crônicas, causos, crendices e histórias da sabedoria popular. 

Inscrições

A adesão/inscrição da Unidade Escolar e seus respectivos docentes no ‘Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio”, VI edição, se efetivará após a realização das seguintes etapas: Leitura e aceite do Regulamento do Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio – 2022; Preenchimento integral da ficha de Adesão/inscrição da Unidade Escolar disponível no site do concurso; Preenchimento integral da ficha de cadastro do/a docente, disponível no site do concurso.