SEC realiza inscrições para formação com foco no Novo Ensino Médio para 1.200 educadores

Bahia

06.07.2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta terça-feira (6), durante live, o segundo Módulo de Atualização em Projeto de Vida e Cidadania, que tem como foco o Novo Ensino Médio. A formação on-line, com 41 horas, dividida em duas etapas, será voltada para 1.200 professores e coordenadores pedagógicos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até o dia 16 de julho, pelo link bit.ly/InscriçãoPV2021. A iniciativa é uma parceria da SEC com a Fundação Telefônica Vivo, através do Projeto Multiplicadores do Programa Pense Grande na Bahia.

A primeira etapa da formação, que acontecerá de 2 a 30 de agosto, na plataforma Escolas Conectadas, abordará conteúdos como introdução do tema de Projeto de Vida; escuta e reflexão sobre memória; e experiências práticas de implementação do componente, dentre outros. Já na segunda etapa, que será realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SEC, no período de 13 de setembro a 8 de novembro, serão trabalhados conteúdos como projeto de vida na escola; juventudes e identidade; emundo do trabalho, dentre outros. A culminância da formação será no dia 1º de dezembro.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou da importância da formação. "Fizemos a primeira edição dessa formação em 2020 e foi um sucesso. Ela é fruto de uma excelente receptividade que a gente teve na rede, de um ótimo feedback dos educadores. Eles concluíram essa formação que traz uma abordagem que dialoga com o projeto de vida dos educadores", destacou.

Com o tema "Projeto de vida na Educação: identidades, territórios e transformações", a live de lançamento ainda contou com a participação de especialistas convidados, como a doutorando em Educação pela UFMG, Macaé Evaristo; os educadores Valéria Arantes (USP) e Casé Angatu Xukuru Tupinambá (UFSB); a gerente sênior de Educação da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz; a coordenadora do projeto, Rebeca Ribas; e os educadores Gilbene Esquivel e Elienson Teixeira, que apresentaram o e-Book "Projeto de vida: uma porta de entrada para o Novo Ensino Médio", que destaca os pontos marcantes da primeira formação realizada em 2020.