Educação realiza formação continuada para educadores sobre o DCRB Ensino Médio

Bahia

03.05.2023

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), inicia, no dia 15 de maio, a formação "Ensino Médio: tecendo redes de conhecimento", com foco na implementação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). A formação continuada é voltada para professores, gestores e coordenadores pedagógicos das redes estadual, municipal e particular, além de profissionais da Educação que atuam em órgãos de controle, a exemplo do Conselho Estadual de Educação (CEE). 

Com carga horária de 360 horas, a atividade será realizada de forma híbrida, com aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SEC. Além disso, haverá um encontro territorial presencial, que acontecerá no final da formação, no mês de novembro.

Todos os educadores da rede estadual, que atuam no Ensino Médio, já estão com as vagas garantidas, mas precisam confirmar a inscrição, até o dia 12 de maio, através do endereço https://formacaoensinomedio.educacao.ba.gov.br/. Para os professores das demais redes é preciso acessar o endereço acima e realizar a inscrição. Esta página também conta com informações sobre o processo formativo.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante, falou sobre a importância da formação. “Esta ação formativa continuada oportuniza a qualificação dos profissionais da Educação com conhecimentos que dialoguem com este tempo. A atividade tem como principal objetivo contribuir para a formação da rede de profissionais que atuam no Ensino Médio da Bahia e suas áreas de conhecimento, na perspectiva de gestão e avaliação da aprendizagem”. 

Leninha também informa que a formação possibilita a progressão de carreira do educador participante. “O professor que ainda não alcançou os 50% da Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional (GEAPME) poderá progredir na sua carreira, obtendo 15% através da carga horária da formação”.  

A formação é composta de cinco ciclos e cada um deles trará uma temática diferenciada. No primeiro ciclo, o tema será “Tecendo redes de conhecimento”; no segundo, “Recomposição das aprendizagens”; no terceiro, “Áreas do conhecimento e possibilidades transdisciplinares”; e no quarto ciclo, “Gestão da aprendizagem”. Já o tema do quinto ciclo será “Conectando saberes”, o qual terá o acompanhamento e a validação da produção final dos cursistas.