Secretaria realiza formação com professores da Educação Profissional e Tecnológica

Bahia

01.12.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reúne, até quinta-feira (1/12), cerca de 520 educadores da capital e do interior, no 5ª Encontro de Formação Permanente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Trata-se de uma formação com oficinas, debates, seminários e formação de grupos de trabalho com foco na matriz curricular da Educação profissional e Tecnológica a ser ofertada à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A formação foi aberta, nesta terça-feira (29) e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, que destacou a importância deste conjunto de ações voltadas para a qualificação da oferta dos cursos e preparação dos estudantes para o mundo do trabalho. “É um momento de reflexão e de reconstrução dessas diretrizes e projeto curricular. A formação é um desdobramento de uma série de encontros com educadores de toda a Bahia, cujo objetivo é construir um projeto político-pedagógico e de currículo,  sintonizado com as demandas da juventude, no caso específico, a Educação Profissional e Tecnológica, que é uma demanda real e concreta dos nossos jovens. Não só por conta do mercado de trabalho, mas na sua inserção na sociedade de maneira mais plena.”

Ezequiel Westphal, superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, também falou sobre a iniciativa. “Os temas abordados são resultado do processo participativo e democrático de elaboração do currículo integrado ao processo de formação dos servidores da educação. O intuito é aprimorar as ações desenvolvidas e acompanhar o processo pedagógico das unidades escolares, como iniciativa de assegurar o funcionamento regular das escolas e suas atividades".

O engenheiro agrônomo Massandro Marques, professor de Agroecologia no Colégio Estadual Juvenília Peixoto Sampaio, no município de Laje, também acredita que a formação é agregadora para o exercício profissional. “Formação é sempre uma boa oportunidade de aprendizado. É importante para adequarmos as mudanças no currículo e colocarmos em prática nos municípios. Pretendemos sair daqui com uma construção pedagógica mais concreta”.

Sobre a rede - O governo do Estado democratizou e interiorizou a oferta da Educação Profissional e Tecnológica em diferentes modalidades. Para se ter uma ideia, em 2015, foram realizadas 71.696 matrículas de cursos técnicos de nível médio, em 121 municípios. Em 2022, foram efetuadas 98.227 matrículas de cursos técnicos de nível médio, em 236 municípios, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.