Educação promove Jornada Pedagógica 2022 com tema que aborda os legados de Anísio Teixeira e Paulo Freire

Bahia

31.01.2022

A Jornada Pedagógica 2022 vai acontecer entre os dias 1º a 4 de fevereiro, sob o tema “Educação e democracia: Anísio Teixeira, Paulo Freire e seus legados”. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado, a atividade pedagógica contará, na abertura, com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, abordando sobre o percurso de 2021; os avanços alcançados; e as perspectivas para este ano, com transmissão pelo Canal da SEC no Youtube (www.youtube.com/educacaobahia1), às 8h30. Também participará da inauguração da jornada o professor e doutor Álamo Pimentel Gonçalves da Silva, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

>> Acesse a página da Jornada Pedagógica 2022 no endereço jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br
 
Durante a jornada, os educadores da rede estadual irão planejar as atividades letivas deste ano, definindo os projetos e programas previstos para o ano nas diferentes áreas e as modalidades de ensino, bem como irão discutir estratégias de busca ativa e definir planos de curso por áreas e/ou eixos tecnológicos, em uma ação coletiva, visando as entregas para os estudantes e o fortalecimento da educação de qualidade.

O secretário Jerônimo Rodrigues destaca a importância da realização da Jornada Pedagógica como um momento ímpar no processo educacional. “Em 2022, a jornada se reveste ainda mais de significado, por tudo que vivemos até aqui e, acima de tudo, pela perspectiva de melhores dias para a educação em nosso Estado, fortalecida com o início das aulas, no dia 7 de fevereiro”.

Nesta edição, ressalta a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Iara Icó, a proposta é que se realize uma semana de planejamento pedagógico visando a discussão de aspectos relevantes relacionados ao fortalecimento da escola pública. “Nosso foco estará voltado para a construção da cidadania plena e à superação do desafio de oferecer uma retomada efetiva dos estudantes à educação, que foi impactada pela pandemia, mas com o foco no presente ano, visando oportunizar os estudantes a recomporem as aprendizagens necessárias à continuidade do seu percurso escolar”.

Para o encerramento, no dia 4, o educador português Antônio Nóvoa é o convidado para encerrar os trabalhos da jornada. Reconhecido internacionalmente como um grande pensador da educação atual, o convidado ministrará a palestra “Educar e cuidar: novos paradigmas da educação na pandemia”, que será transmitida às 18h, pelo Canal da Educação no Youtube e pela TV Educa Bahia.

Sobre a jornada – A Jornada Pedagógica é um espaço/tempo destinado ao planejamento do ano letivo, através do qual a gestão escolar e professores (re)definem metas e objetivos a serem alcançados. Com a atividade, a Secretaria da Educação do Estado pretende reiterar a perspectiva da educação democrática, acolhendo a todas as diversidades que este momento apresenta, trabalhando com a permissão de "nenhum(a) a menos", incluindo também um planejamento para a prática, voltado para a inclusão. “A Jornada Pedagógica é o início de uma caminhada que precisa ser feita a dois, a três, com todos”, como ressalta a superintendente Iara Icó.