Educação promove 9ª FECIBA em formato virtual de 13 a 17 de dezembro

Bahia

09.12.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoverá, no período de 13 a 17 de dezembro, a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que tem o objetivo de promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores da rede pública estadual da Bahia.  Com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”, a FECIBA acontecerá em formato virtual e apresentará 164 projetos.

>> Acesse a programação completa aqui

O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou que a FECIBA é um espaço que evidencia o protagonismo dos estudantes da rede estadual. “A FECIBA é uma das maiores feiras de ciências do país e o formato virtual é necessário diante dos cuidados que envolvem a prevenção da COVID-19. Teremos momentos valiosos para ampliar a mobilização e a participação dos nossos professores e estudantes em torno da popularização e interiorização da ciência na Educação Básica. Estes cinco dias de evento também serão para celebrar a educação pública, a vida, a inventividade dos estudantes e o compromisso dos educadores com a iniciação científica”, destacou.

A abertura da FECIBA será na próxima segunda-feira (13), às 8h, no auditório da SEC, com transmissão pelo canal do Youtube da Educação, com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Dentre os convidados estão Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; Tereza Cristina Paim, secretária de Saúde do Estado; Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado; Marilda Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz da FIOCRUZ; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia de Ciências da Bahia.

Ainda na abertura, as estudantes Naylane de Azevedo Matos Brito e Sarah de Matos Alves, do Complexo Integrado de Educação de Caetité irão falar sobre o projeto “A importância da implementação de sistema de resfriamento evaporativo nas escolas em tempos de pandemia: um estudo de caso no Complexo Integrado de Educação de Caetité”. As estudantes Áquila de Souza Araújo e Irys Aparecida Silva e Silva, do Colégio Quilombola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras, apresentarão o projeto intitulado “Eu sou Sócia da Coelba?”. E os estudantes Iran Pereira de Oliveira e Ayla Silva de Souza, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, falarão sobre a “Produção de inseticida a partir da folha da mandioca (manihot esculenta).

A programação da FECIBA conta, ainda, com palestras, apresentações culturais e avaliação e certificação de projetos. De 14 a 17, a programação, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).