Educação lança Jogos Escolares que envolverá mais de 160 mil estudantes da Bahia

Bahia

25.03.2022

Os estudantes da rede estadual deram um show de talento esportivo e artístico durante o lançamento da edição 2022 dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), nesta quinta-feira (24), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador, e que teve como tema “Esporte educacional como estratégia de inclusão e busca ativa na Bahia”. O projeto, que envolverá mais de 160 mil estudantes, se constitui como uma grande ação que envolve as escolas das redes públicas municipal e estadual, bem como da rede privada de todo o Estado, por meio de etapas seletivas nas quais os estudantes competem em diferentes modalidades esportivas. A atividade pode ser conferida através do endereço https://bit.ly/36cpiaw.

>> Acesse a página do JEB (www.educacao.ba.gov.br/jeb)

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do projeto nas escolas estaduais. “É muito bom ver a empolgação e o envolvimento das escolas em toda a Bahia, pois, afinal de contas, o JEB é um momento de integração muito forte dos colegiados, estudantes, professores, familiares e das comunidades”.  

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou das perspectivas dos jogos na rede. “Este ano, temos uma expectativa muito grande de fazer com que o JEB seja uma grande estratégia de mobilização das aprendizagens de nossa juventude. Os investimentos do governo do Estado são superiores e envolvem infraestrutura, compra de equipamentos e descentralização para os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), porque a gente acredita muito que essa ferramenta pode incluir”.

 

>> Mais fotos: https://flic.kr/s/aHBqjzGZT7

Os estudantes do Colégio Estadual Lomanto Júnior abrilhantaram o evento com apresentações musicais. Já o grupo de capoeira do Colégio Estadual Vera Lux fez uma apresentação do esporte, enquanto que estudantes de diferentes escolas fizeram uma entrada representando as modalidades do JEB, a exemplo do basquete. Além disso, os estudantes do Colégio Estadual Cosme de Farias fizeram uma performance artística com instrumentos de percussão.

A estudante e ginasta Isabel Vitória Macedo, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Cesari Casali, que pratica a modalidade esportiva desde os seis anos de idade, chamou atenção do público ao mostrar as suas habilidades e desenvoltura com os movimentos no palco. “A ginástica rítmica tem uma grande importância na minha vida, pois descobri vários talentos que eu não sabia que tinha. Sei que tenho um futuro muito lindo pela frente, pretendo chegar na Seleção Brasileira e inspirar várias meninas a fazerem o esporte. Acho essencial ter esse projeto nas escolas, pois incentiva os estudantes”, disse.

O professor Marielson Alves, que leciona Educação Física no Colégio Estadual Edson Carneiro, contou de que forma o JEB impacta na vida dos estudantes. “A participação no JEB amplia a visão de mundo dos jovens e adolescentes da rede, traz a sistematização dos conhecimentos que são trabalhados na Educação Física e faz com que eles se desenvolvam de forma integral através da prática esportiva”.

Segundo a estudante Rafaela Silva, 17, 3º ano, que é aluna de Marielson, o basquete mudou a sua vida. “Tive o meu primeiro contato com o basquete na escola há quatro anos e me apaixonei. O esporte me ajudou em diversas formas: melhorei a autoestima; aprendi a ter mais autocontrole, pois eu era muito agressiva; e, também, passei a ter mais confiança, disciplina e responsabilidade. Tudo isso ajudou a melhorar o meu rendimento escolar”, disse a atleta, que já foi bicampeã escolar.

Seletivas do JEB - Serão realizadas as etapas Escolar, Municipal, Polos, Territorial e Interterritorial, entre os meses de março e julho. Depois das seletivas, acontecerá a Etapa Estadual, no mês de agosto. Os campeões da etapa estadual, com idade entre 15 e 17 anos, participarão dos Jogos da Juventude, no mês de setembro, em Aracaju. E os com idade entre 12 e 14 anos disputarão os Jogos Escolares Brasileiros, no mês de novembro, no Rio de Janeiro.