Educação da Bahia inicia o Março Mulher com atividades voltadas à saúde e ao bem-estar emocional

Bahia

07.03.2024

Na programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), iniciou, nesta quarta-feira (6), a oferta de exames bioquímicos, teste de bioimpedância funcional e ginástica laboral, além de consulta e palestra sobre nutrição ortomolecular. Serão três dias de agenda voltada à saúde e ao bem-estar emocional das servidoras, servidores, trabalhadoras e trabalhadores da Educação, com destaque para o autocuidado e aos serviços voltados à prevenção para a promoção da qualidade de vida.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância do cuidado com a saúde, não só da mulher, mas de toda a comunidade escolar. “Realizamos um trabalho preventivo, mobilizando os servidores para uma atenção maior aos hábitos saudáveis. Nada melhor do que começar a semana da mulher trazendo palestra sobre nutrição e exames para averiguarmos como estamos e, assim, traçarmos estratégias para estarmos sempre saudáveis. As ações são dirigidas não só para as mulheres, como para os homens também, que estão aqui presentes como parceiros sensíveis”.

Com foco na saúde preventiva, as avaliações realizadas são de bioquímica e de bioimpedância - exame utilizado para analisar a composição corporal do paciente e a saúde de cada indivíduo, além de exames diversos em uma parceria com o Laboratório Linus Pauling, e consultas com profissionais de nutrição esportiva ortomolecular. O nutricionista ortomolecular José Neto trouxe a importância das mulheres reservarem um tempo para o autocuidado com a palestra "Saúde da mulher – como se preparar para a melhor idade". “A mulher precisa se priorizar e se permitir não acumular tarefas diárias. Isso envolve o cuidado com a alimentação, com exercícios físicos e a saúde mental. Sem isso, não há como ter qualidade de vida”, alerta.

A copeira Elza Caetano da Silva chegou cedo para realizar os exames e ouvir a palestra. “Na correria do dia a dia, muitas vezes não priorizamos a nossa saúde. Esta iniciativa da SEC é muito importante, além de ser cômodo e confortável. Não tem como não aproveitar a oportunidade”, afirma Elza. 

Programação - Na quinta-feira (7), também às 9h, a psicóloga Ariane Almeida falará sobre “Saúde mental da mulher em suas múltiplas funções: a importância de cuidar de si mesma”, no auditório da SEC. Já na sexta-feira (8), além da palestra de Maíra Azevedo (Tia Má), haverá, às 9h, a apresentação musical da banda e do coral do Colégio Estadual Naomar Alcântara e depoimentos presenciais e via vídeo de mulheres inspiradoras. Nos próximos dois dias, das 8h30 às 16h30, os serviços de coleta de exames laboratoriais, consulta com nutricionista e bioimpedância funcional, entre outros, continuam.

Fonte: Ascom/SEC