Educação inicia nova etapa de formação com foco no Documento Curricular Referencial da Bahia

Bahia

06.12.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciou, nesta segunda-feira (6), a etapa presencial de novas turmas da formação DCRB na Escola, que segue até esta terça (7), em quatro Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). O encontro, que marca o segundo bloco de formações, é voltado à disseminação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Com carga horária de 16 horas, a atividade visa a reelaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas à luz do DCRB e dos currículos municipais. 

A formação, que envolve os núcleos de Valença (NTE 6), Caetité (NTE 13), Alagoinhas (NTE 18), Itapetinga (NTE 8) e Vitória da Conquista (NTE 20), está acontecendo nas cidades-sede dos respectivos NTEs, exceto Itapetinga, que integra o encontro em Vitória da Conquista. Esta etapa formativa conta com a participação de 423 cursistas, representando 54 municípios, que estão tendo a oportunidade de trabalhar presencialmente temáticas importantes para a implementação do DCRB.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, fez uma avaliação positiva da formação. “As avaliações dos participantes foram extremamente positivas e acreditamos que as turmas, que serão realizadas em 2022, mobilizarão mais educadores e educadoras, nesse processo virtuoso de implementação da Base Nacional, do Referencial Curricular do Estado e dos referenciais municipais”, destacou. 

Segundo Josiene dos Reis, que atua na coordenação técnica da Secretaria Municipal de Educação de Jandaíra, a formação tem sido significativa para o município. “Ela nos ajudará na implantação do nosso currículo e na reelaboração do nosso PPP (Projeto Político-Pedagógico)”, afirmou. 

A etapa presencial é a continuidade da formação DCRB na Escola, composta também por 16 horas de formação on-line. O processo de certificação dos cursistas está condicionado à participação mínima de 70% da pauta formativa através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os cursistas pertencentes aos cinco NTEs participantes, que realizaram a etapa presencial da formação, terão até o dia 1º de janeiro de 2022 para regularizar as possíveis pendências no AVA e estarem aptos para a certificação. As próximas etapas da formação DCRB na Escola, composta pela etapa on-line do bloco 3, além das etapas on-line e presencial do bloco 4, serão realizadas em 2022, com datas e programação a serem divulgadas, em breve, pela SEC.