Servidores da rede estadual de educação da Bahia recebem óculos de grau

Bahia

16.02.2022

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, realizou, nesta terça-feira (15), no auditório do órgão, a entrega de 82 óculos de grau a servidores estaduais que realizaram exames optométricos, entre os dias 26 e 28 de janeiro último. A iniciativa, realizada em parceria com a Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), faz parte do projeto “Olhar que transforma”, desenvolvido pelos profissionais e estudantes integrantes da instituição universitária.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que participou da cerimônia, falou do objetivo da SEC em dar continuidade à ação iniciada em 2021 e que já contemplou 600 pessoas. “Estamos em uma agenda de entrega permanente de óculos de grau para um público estratégico para a gente, que são professores, servidores e estudantes. Estamos com duas frentes relacionadas à visão, que é esta em parceria com a equipe qualificada da FIEP e uma outra que, o OrCam MyEye, para estudantes de baixa visão ou cegos. A visão é a porta de entrada de informações, que o cérebro processa, por isso nossa ideia é continuar o projeto em uma escala maior para cobrir a rede”. 
 
A ação de entrega dos óculos, que foi mediada pelo servidor Luan Uesklei, contou, também, com a presença da superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, que reforçou a importância da ação. “É um projeto extremamente importante, em parceria com a FIEP, que foi idealizado para cuidar da visão das nossos estudantes e servidores. Isso significa que eles vão conseguir um melhor aprendizado e um melhor desempenho em suas atividades, porque estarão enxergando com uma visão melhor. O secretário pretende expandir a ação para além de Salvador e a gente está em tratativas com a FIEP, que tem vários polos no Estado”.   
 
O técnico do setor de Reordenamento da Rede, João Paulo Santos Oliveira, foi um dos funcionários contemplados. “Esta ação mostra a preocupação da SEC com a saúde dos seus servidores, que vai ajudar também no desempenho do trabalho. Para mim, particularmente, foi muito importante porque descobri que tinha astigmatismo. Eu sentia dor de cabeça frequente e no final do dia tinha muito cansaço visual. Parabenizo o secretário pelo empenho de nos beneficiar”. A técnica da Coordenação de Infraestrutura, Maristela Santos de Souza, também ficou satisfeita com o recebimento dos seus óculos. “Este projeto é maravilhoso para nós, servidores, e só temos que agradecer por esta oportunidade”.
 
A fundadora e CEO da FIEP, Carla Mota, falou da importância do cuidado com a visão, principalmente para a questão da inclusão social. “Na sala de aula, por exemplo, temos aqueles alunos que não se doam o bastante e eles próprios podem achar que não são capazes. Mas, na maioria das vezes, o que acontece é que eles não enxergam bem e, com isso, têm dificuldade de ficar mais que 10 a 15 minutos em uma leitura. E, no caso, uma avaliação visual e uns óculos vão fazer com que eles enxerguem melhor e, consequentemente, terão um melhor aprendizado. Esperamos que a parceria com a FIEP se prolongue por muito tempo para ajudar mais estudantes, professores e servidores”.