Educação certifica 187 estudantes pelo Projovem Urbano e do Campo

Bahia

26.11.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (26), a certificação de 187 estudantes  pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano e o Projovem Campo Saberes da Terra.  Os cursos, voltados para estudantes com idade entre 18 a 29 anos,  têm duração de 18 meses (Projovem Urbano) e 24 meses (Projovem Campo), tem como proposta pedagógica articular a elevação da escolaridade, a qualificação profissional e a formação cidadã, com realização de atividades práticas de pesquisa e desenvolvimento de projetos com o auxílio e acompanhamento pedagógico dos professores. A cerimônia de certificação foi transmitida pelo Canal do Youtube da Educação Bahia.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da qualificação professional na Educação. "É importante que os estudantes não parem por aqui. Que eles busquem a escola novamente para saber quais curso podem continuar a sua aprendizagem e elevar seu conhecimento, porque, independentemente do caminho que trilharem, seja no Ensino Superior ou em áreas profissionais que não necessitem da universidade, na cidade ou no campo, serão sempre importantes a leitura e os estudos". 
 
Além do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de qualificação profissional integrada, o Projovem assegura alimentação, livros didáticos, materiais pedagógicos e uma sala de acolhimento para crianças de 0 a 8 anos de idade, filhos dos jovens matriculados. Para André Luís Pereira, que concluiu o curso técnico de Eletricista, a expectativa é seguir uma carreira na profissão. "Procurei o curso porque era algo que tinha interesse e tenho o objetivo de me aperfeiçoar cada vez mais".  
 
Na edição de 2021, o Projovem Campo Saberes da Terra foi ofertado o arco ocupacional em Produção Rural Familiar e, pelo Projovem Urbano, os arcos ocupacionais Agroextrativismo, Serviços Pessoais, Construção e Reparos II, Saúde e Administração. A oferta foi realizada em unidades das redes estadual e municipais em Salvador, Simões Filho, Pojua, Dias D´Ávila, Potiraguá, Itambé, Presidente Tancredo Neves, Santa Luz e Gandu.