SEC celebra nove anos do Programa Ciência na Escola em live voltada ao tema “Educar para a pesquisa”

Bahia

17.08.2021

Para celebrar o aniversário da ação estruturante de fortalecimento da Educação Científica nos ensinos Fundamental e Médio na rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (17), a live “Educar para a pesquisa: nove anos do Programa Ciência na Escola”. O encontro virtual comemorativo reuniu professores e estudantes, que tiveram a oportunidade de assistir às falas de educadores convidado das universidades Federal da Bahia (UFBA) e Estadual da Bahia (UNEB), além de unidades escolares da rede estadual, que falaram sobre a importância da pesquisa na Educação Básica e no Ensino Superior.

>> Assista ao encontro virtual (https://bit.ly/3iSVqDh)

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC, Marcius Gomes, abriu a live falando sobre o papel do Programa Ciência na Escola. “São nove anos de celebração desta agenda transversal da SEC e é importante reafirmarmos a Bahia como o lugar da resistência e da defesa do conhecimento. O exercício de trazermos professores do Ensino Superior e da Educação Básica tem sido o marco da nossa gestão, compreendendo que essa grande rede da Ciência passa, também, pela contribuição das 12 instituições públicas de Ensino Superior e dos programas especiais e estratégicos da SEC. Tratar da Educação Científica é cuidar da formação de um jovem mais reflexivo e crítico”.
   
Representando o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Anísio Teixeira, em Salvador, a professora de Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico, Nathalia de Carvalho, reforçou a importância do Ciência na Escola. “Trata-se de um programa de reafirmação da Ciência frente a um contexto de negacionismo que temos vivido. Busquei na minha fala colocar a questão para refletirmos sobre quem é o agente do conhecimento científico. Como alguém que preza pelo que chamamos de método filosófico, devemos começar com a indagação: educar pela pesquisa por quê?”, disse.

Mediada pela coordenadora do Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, que destacou a rede colaborativa do programa e a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), a live contou, ainda com as participações de Airan Prado, doutora em Ensino de Matemática pela UFBA e professora do Colégio Estadual José Antônio Almeida, de Santanópolis; que falou sobre como trabalhar a Matemática na perspectiva científica; Aderval Nascimento, da UNEB, que abordou a ética na pesquisa; e Oberdan Medeiros, doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA).

FECIBA - Seguem até o dia 12 de setembro, as inscrições de projetos para a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação  (FECIBA). A atividade, que conta com a mobilização de estudantes e professores, será realizada em formato virtual, na página do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), entre os dias 13 e 17 de dezembro, com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. O cronograma atualizado pode ser conferido no link: https://bit.ly/3yhV3rd.