scolas começam a se preparar para implantação do Programa “TCERR e a Cidadania”

Roraima

23.05.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

O programa “TCERR e a Cidadania” é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Roraima e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para levar aos estudantes do Ensino Médio, informações sobre Controle Social e sobre o funcionamento e atribuições do Tribunal de Contas.

Nesta quarta-feira (23), a Escola Estadual Tancredo Neves recebeu a vista de técnicos do TCERR para um momento de capacitação de servidores e professores sobre as atividades do programa que serão desenvolvidas na escola.

O evento contou com a presença do presidente da Escola de Contas, o conselheiro Célio Wanderley. Esta já é a segunda fase do programa. A primeira foi realizada em 2018 e contemplou escolas do Ensino Fundamental. Neste ano, serão atendidas 18 (dezoito) escolas de Ensino Médio, sendo dez na Capital Boa Vista e 08 (oito) do interior do Estado.

As atividades tiveram início mês passado e uma equipe de técnicos e auditores do TCERR estão realizando visitas nas escolas. Primeiramente o contato é realizado com os professores e equipe gestora, para apresentação do programa e das atividades a serem realizadas. No segundo momento, o contato será com os estudantes.

Para os estudantes, haverá palestras e apresentações de vídeos. Também serão distribuídas cartilhas e realizada uma dinâmica com por meio de “quiz” (jogo de questionário para avaliar conhecimentos).

“É um programa de grande relevância porque trabalharemos a cidadania com os nossos alunos, estimulando a fiscalização dos recursos públicos. O programa também vem pra fortalecer as ações que os nossos professores já desenvolvem em sala de aula” destacou Vilma Rufino, gestora da escola.

As escolas que receberão o programa na Capital Boa Vista são: América Sarmento Ribeiro, Ayrton Senna, Ana Libória, Gonçalves Dias, Lobo D’Almada, Tancredo Neves, Vanda da Silva Pinto. E ainda os Colégios Militarizados Elza Breves de Carvalaho, Maria de Lourdes Neves e Irã Maria Teresa Parodi.

No interior do Estado, as escolas beneficiadas serão Ovídio Dias (Amajarí), José Aureliano da Costa (Cantá), CEM Maria Maricelma (Mucajaí), Mariano Vieira (Normandia), Tereza Teodoro (Caroebe), Dom Pedro II (Iracema), João Rodrigues da Silva (São Luiz) e Joaquim Nabuco (Uiramutã).