Saúde na Escola: estudantes realizam triagem para cuidados com a acuidade visual

Sergipe

08.10.2019

O projeto Visão Sergipana, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com a Sociedade de Oftalmológica de Sergipe (OSS) e entidades privadas, desembarcou na Escola Estadual Professora Judite Oliveira, localizada no bairro Orlando Dantas, em Aracaju, nesta terça-feira, 8. Cerca de 190 estudantes, matriculados no 1º ao 3º do Ensino Fundamental, foram submetidos a uma triagem para identificar possíveis dificuldades na acuidade visual. A ação filantrópica, sem fins lucrativos, na qual estão envolvidos clínicas e médicos oftalmologistas do município de Aracaju, tem como objetivo oferecer aos estudantes da Rede Estadual de Ensino acesso a consultas oftalmológicas e, quando necessário, aos óculos.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), por intermédio do Programa Saúde na Escola (PSE), a iniciativa conta com a adesão de 38 escolas circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Para a implementação da parceria os representantes das escolas participaram de uma capacitação para conhecer o projeto e o detalhamento de cada fase. A primeira delas é a triagem, realizada na escola por vários profissionais: alunos da liga de medicina, voluntários do Lions, técnicos do PSE e estagiários de enfermagem do Dase/PSE.

Segundo Flávia Beatriz Melo Aguiar, estagiária de enfermagem do PSE, o projeto tem como objetivo identificar dificuldades com a visão para que futuramente seja evitada a evasão escolar. A triagem também é conduzida e acompanhada pela técnica do Dase, professora Juliane Bastos, além das estagiárias Daiane Costa Cunha e Lindinete Rocha Santos.

Nesta segunda-feira, 7, a ação também passou pelo Colégio Estadual Francisco Portugal, localizado no Bairro Farolândia. Na oportunidade, aproximadamente 70 alunos do Ensino Fundamental foram submetidos à triagem para identificar alguma deficiência com a acuidade visual.

Após o processo de triagem, em um segundo momento são realizadas as consultas dos estudantes em clínicas de oftalmologia em Aracaju, e a etapa final é, quando necessário, a entrega dos óculos.

Iniciativa aprovada

Com dificuldades para enxergar de longe, Janisson Guilherme Santos, aluno do 1º ano, conta que é importante cuidar da saúde dos olhos. O estudante de sete anos de idade afirma que sempre teve esse problema na visão e espera que seja corrigido com o uso dos óculos. Já o resultado para os alunos David Rafael Machado dos Santos e Lauanny da Silva Santos foi diferente. Eles não têm dificuldade com a visão, mas aprovaram a iniciativa.

Quem também aprovou o projeto Visão Sergipana foi a pedagoga da unidade escolar, Fabíola de Almeida, que acompanhou os estudantes durante a triagem. “É uma iniciativa importante porque ajuda de alguma forma os pais que não têm condições financeiras de encaminhar seus filhos para uma consulta como essa”, concluiu.