Saúde mental durante o Setembro Amarelo é promovido na EE Rui Barbosa, em Campo Grande 

Mato Grosso do Sul

09.10.2024

A Escola Estadual Rui Barbosa, em Campo Grande, realizou uma ação especial em comemoração ao Setembro Amarelo, reforçando a importância da saúde mental entre os estudantes.

A iniciativa também integrou a temática do Setembro Verde, voltada para a Inclusão, e contou com a ativa participação dos alunos da educação especial, com o apoio da psicóloga Camila, do SEAPE (Serviço Especializado de Apoio ao Processo Educativo).

A ação teve como inspiração a necessidade de abordar o tema de saúde mental de forma lúdica e acessível. Para isso, foi utilizada a simbologia do girassol, um ícone que engajou alunos de todas as idades.

O objetivo foi disseminar informações sobre o bem-estar e a saúde mental, promovendo a empatia, o acolhimento e o autocuidado. Cartazes e girassóis confeccionados pelos próprios alunos trouxeram mensagens de sensibilidade e a importância de olhar com atenção para o próximo.

A programação incluiu uma atmosfera musical especial, com melodias instrumentais da trilha sonora do filme Divertidamente e a canção "É Preciso Saber Viver", da banda Titãs. Para encerrar a ação com um toque artístico e emocionante, uma apresentação de balé encantou a todos com a coreografia intitulada Vinda do Coração – Como a Música Me Toca. Estudantes também compartilharam mensagens comoventes, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental.

“Essa iniciativa demonstrou o comprometimento da Escola Rui Barbosa com o bem-estar e a inclusão, criando um espaço de reflexão e acolhimento para todos os estudantes”, finaliza diretora Tania Mara Corte Mattos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.