Roraima
12.01.2023Implementado em novembro de 2022, o Programa de Saúde Bucal “Sorriso é Arte” continuará sendo ofertado aos alunos da rede estadual de ensino em 2023. A ação leva atendimento odontológico aos estudantes por meio de uma carreta móvel itinerante.
“No ano passado iniciamos com atendimentos para estudantes da Capital e em 2023 a previsão é ampliar esse serviço para atender os nossos estudantes do interior do Estado. Para isso uma segunda carreta foi adquirida para o Programa”, informou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita. O programa é coordenado pelo DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Nos dois primeiros meses de funcionamento, o Programa Sorriso é Arte contabilizou 1.757 atendimentos e 7.948 procedimentos. Os primeiros estudantes atendidos foram do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, durante o mês de novembro. Foram 1.254 atendimentos e 5.767 procedimentos.
A segunda unidade atendida já no mês de dezembro, foi o CEM Severino Cavalcante, no Pintolândia, onde foram realizados 503 atendimentos e 2.181 procedimentos.
“Estamos fechando o cronograma para 2023 e vamos divulgar em breve. Lembramos que o programa é voltado para os alunos matriculados nas escolas estaduais e o principal objetivo é cuidar da saúde bucal e com isso gerar um impacto positivo no rendimento escolar, além de gerar confiança e melhorar a autoestima das crianças e adolescentes”, explicou o diretor do DAE, Naicon Rodrigues.
CARRETA ODONTOLÓGICA
A carreta móvel é equipada com oito gabinetes odontológicos que são utilizados para atendimentos simultâneos. Oito dentistas realizam os procedimentos com previsão de dez atendimentos por dia para cada profissional, o que equivale a uma média de 400 atendimentos semanais. Entre os procedimentos que podem ser realizados, estão: manutenção corretiva e preventiva e procedimentos leves e moderados, como obturações, extrações e limpeza.
Casos mais complexos que forem detectados serão encaminhados para tratamentos mais específicos. O programa também prevê o fornecimento de material e insumos, além da aplicação coletiva de flúor e escovação supervisionada.
Por Mágida Azulay Khatab
Foto: Secom