Sarau alia poética estudantil e tecnologia em colégio da rede estadual da Bahia

Bahia

15.08.2019

Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, localizado no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, estão participando do VI Sarau de Poesias com tema Educação, Tecnologia e Sociedade. A atividade foi iniciada na quarta-feira (14), segue até sexta-feira (16), e está relacionada às comemorações pela passagem do Dia do Estudante (11/8). O objetivo é ampliar o repertório linguístico e literário dos alunos contribuindo para melhorar o uso da linguagem em diversas situações, além de aperfeiçoar e valorizar a oralidade e desenvolver o gosto pela leitura. A iniciativa também envolve apresentações de música e de dança.

A partir da linguagem artística, os estudantes abordam as novas tecnologias como meios de ensino e aprendizagem. Yasmin Régia Silva dos Santos, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio, falou sobre o impacto da iniciativa que relaciona a poesia com o mundo digital. “Os computadores estão cada vez mais sofisticados, a internet mais rápida e inclusa em todas as ferramentas que utilizamos como celulares, os tablets e computadores. Estamos sempre conectados cada vez mais e a tecnologia faz parte da nossa vida e da sociedade, por isso eventos como esse são importantes para nosso aprendizado”, pontuou.

A professora de Língua Portuguesa, Cristiane Dutra, falou sobre os benefícios da interdisciplinaridade do projeto. “Esta ação representa avanços no ponto de vista pedagógico, pois se espera uma melhoria em conhecimentos formais, na apropriação cultural e na interatividade, oportunizando o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Este sarau pretende, acima de tudo, contemplar e ampliar os horizontes dos alunos e promover maiores possibilidades no auxílio do desenvolvimento das mais variadas habilidades humanas com base nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, destacou.