São Paulo
16.10.2025A matemática tem ganhado novos protagonistas nas escolas estaduais de São Paulo. Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o Governo de São Paulo organizou a cerimônia de premiação dos 225 estudantes medalhistas de ouro da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp). O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Educação do Estado, Renato Feder.
Mais do que uma cerimônia, a entrega das medalhas celebrou o resultado de uma jornada de aprendizado, superação e engajamento, promovida por meio da Omasp, iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que tem transformado a relação dos estudantes com a matemática.
“Não tem limite para vocês, alunos, vocês vão ser o que vocês quiserem. Eu não tenho dúvidas disso. Eu confio em vocês, e sei que vocês vão brilhar, com o apoio dos professores que estão em nossas escolas”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.
Durante o evento, o secretário Renato Feder anunciou que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) deve enviar à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um projeto de lei para que, assim como o Prontos pro Mundo, Provão Paulista e BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), as olimpíadas do conhecimento se transformem em políticas públicas de estado e mantidas nos próximos anos.
Os medalhistas foram representados por Maria Luiza de Souza Muzzo, aluna do 7º ano da Escola Estadual Lucas Roschel Rasquinho, localizada em Parelheiros, na zona sul de SP, e Nicolas Seiji Tanabe, aluno do 8º ano da Escola Estadual Professor Wilson Camargo, da cidade de Americana.
“A Omasp ajuda os alunos a se darem melhor com a matemática, que é vista como uma disciplina muito difícil. Estou muito feliz por estar com os outros estudantes e participar do evento. Meus irmãos, que são mais velhos, não tiveram acesso às mesmas oportunidades que a Secretaria dá hoje em dia. A minha mãe está muito orgulhosa de mim”, diz Maria Luiza, que mora com os pais e dois irmãos.
Antes do evento com o governador, os estudantes participaram de uma série de atividades em visita à capital, como uma visita à USP e interações no Complexo Esportivo Baby Barioni, onde ficaram hospedados, como batalhas da Matific e de robôs, show de física e lançamento de foguetes.
“A Omasp é uma iniciativa muito boa da Secretaria da Educação, porque além de incentivar com eventos que são promovidos e com as premiações, é um projeto que faz com que o estudante queira aprender mais e ser mais focado. Eu mesmo, quando cheguei no 6º ano em 2023 era um aluno mais bagunceiro e desmotivado”, complementa Nicolas, que além das medalhas de ouro na fase municipal e estadual da Omasp também coleciona medalhas de redação, interpretação e educação financeira.
Dia do Professor
Para marcar o Dia do Professor, o secretário Feder prestou uma homenagem a professoras com mais de 40 anos na rede estadual de ensino, as docentes Sandra Regina Valadão, há 45 anos na rede, e Denise Ribas, que é professora há 40 anos.
Representando os professores dos alunos medalhistas, Débora Laís de Andrade Diniz Nascimento, professora de matemática e do curso técnico em administração da Estadual Professora Maria Eunice Martins Ferreira, localizada em Avanhandava, subiu ao palco do evento. “Estou muito orgulhosa de estar com a minha aluna Rubia Gabrielly de Oliveira Teodoro representando a cidade de Avanhandava. Também vim acompanhando a aluna Nataly dos Santos Imiani, que é da cidade de Penápolis, da nossa regional. A Omasp tem sido um sucesso na cidade e os alunos ficam muito empolgados com a possibilidade de receberem as medalhas e de virem para São Paulo. Sempre digo para os meus estudantes aproveitarem todas as oportunidades porque no meu tempo nós não tínhamos Omasp e todos os outros programas da Secretaria, como o Prontos pro Mundo, o Provão Paulista”, diz a professora, que concluiu a educação básica em 2016.
O governador destaca o trabalho dos professores. “A escola é como se fosse uma grande loja de ferramentas e os professores são as pessoas que vão entregar essas ferramentas para vocês. Todo dia vocês vão receber uma ferramenta e muitas vezes vocês não vão saber para que servem, mas lá na frente vocês vão entender por que os professores entregaram isso a vocês. Eu me lembro até hoje dos professores que marcaram a minha vida”, reconhece.
A Olimpíada de Matemática
Lançada em 2024, a olimpíada mobilizou mais de 2,5 milhões de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em escolas de tempo parcial e integral.
Ao longo de três fases, os estudantes foram desafiados a resolver problemas de lógica, geometria, álgebra, estatística e outras áreas da matemática.
A terceira e última fase da Omasp foi realizada no dia 7 de agosto, com a participação de 15.886 alunos medalhistas da fase anterior. Cerca de dois mil alunos conquistaram medalhas e os 225 melhores classificados foram convidados a representar São Paulo na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), aplicada na última semana.
Para isso, a Seduc-SP garantiu o preparo dos medalhistas de ouro, que participaram de aulas online no contraturno com especialistas da OBM, por meio da plataforma Starboard Academy, sem qualquer custo para a rede. A formação intensiva visou potencializar o desempenho dos estudantes na OBM.
“A Omasp é mais do que uma olimpíada. É um instrumento poderoso para despertar o interesse dos alunos, identificar talentos e mostrar que a matemática pode ser desafiadora e, ao mesmo tempo, inspiradora”, destaca Renato Feder.
Além dos medalhistas de ouro, os estudantes premiados com medalhas de prata e bronze também tiveram acesso à plataforma Starboard, que reúne exercícios avançados de Matemática - um incentivo para que sigam se desenvolvendo e se preparando para novas competições.
Educação que transforma
A Omasp se soma a uma série de iniciativas da Seduc-SP que visam valorizar o protagonismo estudantil e estimular o aprendizado com propósito, por meio de metodologias inovadoras, uso de tecnologia e incentivo à participação em projetos desafiadores.
"Ao identificar e valorizar os talentos da rede estadual, a olimpíada não apenas premia o desempenho dos alunos, mas também amplia horizontes, fortalece a autoestima e mostra que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar vidas", conclui Roberto Campos Júnior, idealizador do projeto na Seduc-SP.