Santo Antônio do Descoberto ganha duas escolas estaduais

Goiás

15.06.2022


A comunidade escolar de Santo Antônio do Descoberto está em festa: nesta segunda-feira (13/6), o Governo de Goiás inaugurou duas escolas de padrão arquitetônico Século 21 que eram aguardadas desde 2013. As obras foram paralisadas na gestão anterior e foram retomadas em 2021, com investimentos de R$ 10,6 milhões, em convênio com o governo federal.

“É um sonho realizado a gente ter uma escola maravilhosa como essa, com 12 salas de aula, laboratórios e Biblioteca. Toda a estrutura que nosso aluno merece para ter uma Educação de qualidade”, afirmou Manoel Rodrigues, gestor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Santo Antônio do Descoberto, uma das escolas entregues nesta segunda-feira.

O Cepi Santo Antônio do Descoberto, localizado no setor Vila Montes Claros II, e o Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, construído no setor com o mesmo nome, atendem juntos 770 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Cada colégio possui 12 salas de aula, quadra esportiva coberta, 2 laboratórios de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, vestiário, auditório e bloco administrativo. O Cepi Santo Antônio do Descoberto também tem uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Uma porta aberta para mim”


A estudante Thaís Colaço, de 16 anos, se emocionou na inauguração do Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, porque sonha em ser médica e reconhece a importância da Educação Básica para conquistar esse sonho.

“Essa é uma escola com profissionais excelentes, e tem tudo para a gente estudar, tem material, então agradeço muito a Deus. Eu gosto muito de estudar e aqui foi uma porta aberta para mim. Os laboratórios do Ciências são completos. Às vezes fico até boba de ver, porque é algo que eu não tinha”, contou a aluna do 9º ano, que ingressou na rede estadual de ensino em 2022.

Os estudantes e professores das duas novas escolas vieram do antigo Colégio Estadual Santo Antônio do Descoberto, que não tinha uma boa infraestrutura e havia sido construído em terreno municipal.

“[A antiga unidade] Era uma escola pequena, né? Não cabia muitos alunos. Mas essa escola está incrível. É muito grande, tem várias salas, tem laboratórios. E na nossa antiga escola não tinha. Isso é muito bom para o desenvolvimento dos alunos”, ressaltou a estudante Edielly Vitória, da 2ª série do Ensino Médio do Cepi Santo Antônio do Descoberto.

Segundo a gestora do Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, Luci Adriana, a construção de um novo prédio no Parque Estrela D’Alva XIII beneficiou diversos estudantes que moram no setor e se locomoviam diariamente para o antigo colégio a, aproximadamente, 6 km de distância.

Retomada de obras paralisadas
Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, lembrou que o município possuía cinco obras inacabadas na Educação. “Em 2019, quando nós chegamos ao governo, eu soube que aqui em Santo Antônio do Descoberto tínhamos cinco obras paralisadas e nenhuma delas com perspectiva de serem entregues”, contou a secretária.

“Uma obra, em plena concordância com as lideranças políticas de Santo Antônio e com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nós levamos para o Jardim Ingá em Luziânia, e nesse momento ela já está próxima de 30% de conclusão. Duas obras, nós fizemos a entrega nesses três primeiros anos da sua gestão. E duas obras, no dia do aniversário da cidade, o senhor está aqui para entregar para todo esse povo”, afirmou Fátima Gavioli, dirigindo-se ao governador Ronaldo Caiado.

Além das quatro obras retomadas em Santo Antônio do Descoberto, o Governo de Goiás entregou outras 10 escolas cujas construções estavam paralisadas na gestão anterior. As unidades foram inauguradas em Rio Verde, Águas Lindas, Silvânia, Goiânia, Americano do Brasil, Barro Alto e Aruanã.