Programação do Educa SC é retomada com transmissão de aulas na TV aberta

Santa Catarina

23.05.2022

O EducaSC está de volta! Com dois canais transmitindo aulas na TV aberta o dia inteiro, o projeto que tem como objetivo oferecer apoio pedagógico à comunidade escolar catarinense foi iniciado a partir desta terça-feira, 24, para o ano de 2022. A retomada das transmissões teve início com uma entrevista de acolhimento aos estudantes que acompanham o canal, com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, e da secretária adjunta, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.

“A avaliação do projeto no ano passado é muito positiva, e hoje reiniciamos as transmissões em um contexto diferenciado. As atividades são complementares, no contraturno escolar, para que os nossos estudantes tenham mais uma possibilidade de acesso à informação, a conteúdos de qualidade, além de reconhecer e repercutir as boas ações realizadas nas escolas catarinenses”, afirma o secretário Vitor.

Após a abertura dos canais, as aulas voltaram a ser transmitidas a partir das 7h30, com aulas de Língua Portuguesa para os alunos do 6º ano, no canal com final .2, e do 8º ano, para os alunos no canal .3. Clique aqui para acessar a programação completa desta terça-feira.

“São dois canais de TV, sete dias na semana, 24 horas, com um conteúdo curricular tratado didaticamente para apoiar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Temos a confiança que este projeto tem potencial para ampliar o repertório de aprendizado dos nossos estudantes. A gente observa que o conteúdo está conectado com a linguagem das crianças e dos jovens”, afirma a secretária adjunta Maria Tereza Cobra.

Conheça os canais

O EducaSC disponibiliza dois canais em TV aberta, com transmissões de blocos inteiros de aulas de apoio nos turnos da manhã, da tarde e da noite. O canal com final .2 exibe conteúdos para os alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, enquanto o canal com final .3 transmite aulas para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Clique aqui para saber como assistir aos canais na sua região.

Exibidas em sequência, as aulas têm duração entre 20 e 30 minutos. Transmitidos de forma inédita no período da manhã, os conteúdos são reprisados nos demais turnos e são disponibilizados no site do EducaSC no dia seguinte à transmissão. A exibição das aulas é feita por meio de uma parceria entre a SED e a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

EducaSC na internet

Além dos canais de televisão, o projeto EducaSC possui também um portal na internet, que pode ser acessado neste link. No site oficial, a comunidade escolar catarinense acessa a programação completa dos canais, confere as aulas e demais conteúdos exibidos, faz o download de materiais pedagógicos complementares às aulas transmitidas e confere conteúdos exclusivos, como ações pedagógicas desenvolvidas em escolas da rede estadual, dicas de estudo e jogos educativos.