Santa Catarina
17.12.2024Santa Catarina desponta no cenário nacional como o estado com o maior percentual de leitores no Brasil, de acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura 2024. Com 64% da população local confirmando o hábito da leitura, o estado supera a média nacional. Com o objetivo de estimular os estudantes catarinenses, a Secretaria de Estado da Educação tem investido continuamente em ações de incentivo à leitura nas escolas da Rede Pública Estadual.
Em 2024, uma iniciativa de destaque foi a criação da Coordenação de Gestão das Bibliotecas Escolares no Órgão Central, com o intuito de garantir o acesso ao livro e fomentar a formação de novos leitores, além de gerir os materiais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, nas Coordenadorias Regionais e escolas estaduais, gestores, professores e estudantes também desenvolvem e participam de projetos de incentivo à leitura em parceria com os bibliotecários. Confira ações de destaque realizadas este ano:
Semana da Literatura Brasileira (07 a 10 de maio)
O evento teve como tema “Criando Pontes: da Literatura Brasileira às Novas Mídias”, o qual incentivou estudantes a criarem conteúdos digitais inspirados em obras da literatura brasileira. Curtas-metragens, fotografia, arte digital, blogs e podcasts foram algumas das formas utilizadas para conectar a tradição literária com as novas tecnologias.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (28 de outubro a 1º de novembro)
A partir do tema “Biblioteca como espaço cultural: As histórias que vão além dos livros”, as escolas promoveram apresentações artísticas, música, teatro, rodas de conversa, palestras e desafios literários. A iniciativa destacou a biblioteca escolar como um centro de produção e compartilhamento cultural.
Concurso de Poesia Escolar na EEB Bertino Silva – Um Legado de Educação e Cidadania
Com o objetivo de incentivar a expressão literária e a criatividade dos estudantes, um concurso para criar a letra do hino escolar foi lançado na EEB Bertino Silva, em Leoberto Leal.
A proposta vai além de um evento cultural e cria um espaço de expressão e pertencimento, onde os alunos têm a oportunidade de se conectar com a escola de maneira significativa, através do seu próprio protagonismo e fomentando a reflexão sobre a importância da educação como ferramenta para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa.
Além disso, a iniciativa também incentiva o envolvimento da comunidade escolar em um processo colaborativo e democrático, promovendo o diálogo e o fortalecimento dos laços entre estudantes, professores e demais colaboradores.
Com base nos critérios de avaliação: coesão, adequação ao tema proposto, criatividade e originalidade, a comissão julgadora realizou “Escolha às cegas” e escolheu as poesias vencedoras de forma anônima. A partir disso, o Grêmio Estudantil dará início a uma nova etapa: o trabalho em conjunto dos vencedores e o apoio da Inteligência Artificial para desenvolver a melodia e o ritmo do hino da escola.
Coordenação de Gestão das Bibliotecas Escolares
A Coordenação também desempenha um papel essencial no apoio à escolha dos livros literários que compõem o acervo escolar, orientando sobre a intencionalidade pedagógica do uso das obras, sua relação com o currículo e a identidade das escolas catarinenses.
Essas ações reafirmam o compromisso do Governo de Santa Catarina com a formação de novos leitores e o fortalecimento da leitura como um instrumento de transformação social. A liderança do estado nos índices de leitura é reflexo do investimento contínuo em iniciativas que promovem o acesso às bibliotecas, ao livro e à literatura no ambiente escolar.
Política de Alfabetização do Território Catarinense
Vale destacar ainda que a alfabetização é uma das grandes prioridades da atual gestão do Governo do Estado. A construção em regime de colaboração da Política de Alfabetização do Território Catarinense, que começou em 2023, é uma das grandes iniciativas neste sentido. A ação teve como ponto de partida dois seminários presenciais, em Fraiburgo e Lages, e contou com a participação de representantes de diversas instituições, como União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), universidades, professores alfabetizadores e outros.
O Estado tem a menor taxa de analfabetismo do país e tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica, proporcionando recursos e apoio para crianças e adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar anteriormente.