Santa Catarina participa de encontro internacional de educação

Santa Catarina

21.09.2017

O secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, participou nesta quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, de mesa redonda no Encontro Internacional Educação 360. O tema em debate foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também participaram da mesa a secretária executiva do Movimento pela Base, Alice Ribeiro, o professor de educação básica Ademir e a diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda.

O documente será base para revisão curricular e projetos político-pedagógico (PPP) das escolas. "A Base vai inspirar o currículo que vai direcionar os PPPs. É uma discussão de muitos anos e a estamos na reta final", destaca Pilar.

Em Santa Catarina, ao longo dos últimos meses, encontros organizados pelas Instituições de Ensino Superior reúnem alunos e educadores para discutir o assunto. "O debate é necessário para preparar o terreno para quando a base estiver aprovada. A discussão é de sistema e não de rede, e o envolvimento de todos é fundamental para encontrar o melhor caminho para educação catarinense", comenta.

Segundo Deschamps entre os itens em destaque apresentados nas Conferências sobre a BNCC, realizadas pelo Conselho Nacional de Educação, estão: ideologia de gênero, ensino religioso, tecnologia educacional e educação infantil. "Temos alguns desafios entre eles colocar a base a olhar para frente e implementar um padrão que faça sentido para estudantes e professores. A Base não será a solução da educação, mas dará muitos encaminhamentos", finaliza Deschamps.

O evento segue até amanhã, 22, com várias palestras e mesas de debates.

Mais informações: www.educacao360.com