Santa Catarina inicia consulta pública sobre caderno da política Estadual da Educação para o envelhecimento

Santa Catarina

15.02.2022

Inicia nesta terça-feira, 15, a consulta pública sobre o Caderno da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento. Elaborado em 2021, pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com outras 14 instituições das áreas de saúde, assistência social e gerontologia, a Política busca estimular a reflexão sobre o significado do processo de envelhecimento desde o início do percurso formativo, possibilitando aos alunos conhecimentos para a adoção de ações conscientes em relação ao próprio processo de envelhecimento e bem viver, além de estimular a formação de valores e atitudes para superar preconceitos e aproximar as gerações.

A consulta pública pretende oportunizar a participação da sociedade na construção do documento e nas ações fundamentais para a efetivação da política. O período da consulta ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 04 de março de 2022.
Para participar, sociedade, profissionais da educação em geral, estudantes e familiares devem acessar este link e fazer a leitura dos capítulos. Cada um dos cinco capítulo tem um formulário de consulta, mas, não é obrigatório ler todos os capítulos. 

Conheça a organização do documento:

Capítulo 1 – O Envelhecimento como processo do curso de vida;
Capítulo 2 – Políticas Públicas no âmbito da Educação e do Envelhecimento;
Capítulo 3 – Educação para o Envelhecimento;
Capítulo 4 – A coeducação entre gerações e as parcerias intersetoriais no estado de Santa Catarina;
Capítulo 5 – Ações recomendadas para a Política Estadual da Educação para o Envelhecimento.

Após a consulta pública, as sugestões serão sistematizadas e inseridas no documento, se pertinentes à proposta da temática. Depois dessa etapa, o documento será enviado para o Conselho Estadual de Educação (CEE) para análise, recomendações e aprovação. O lançamento está previsto para o mês de julho de 2022 e a distribuição às escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) deve ocorrer no mesmo mês.
Na SED, o projeto está sob a coordenação da Gerência de Políticas Educacionais (GEPOE), vinculada à Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais (DIPE).


Saiba mais sobre a consulta:

- Prazo para participação:
15/02/22 à 04/03/22 às 23h59

- Quem pode contribuir:
Toda a população. Especialmente professores, pedagogos, gestores, especialistas, demais profissionais da educação, estudantes e seus familiares.

- O que está aberto para consulta?
O texto zero do Caderno da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento.

- É obrigatório contribuir em todos os capítulos?
Não é obrigatório. Pode se escolher apenas um capítulo para contribuir ou mais de um.

- Posso responder um capítulo por dia?
Pode. Na leitura do capítulo que você escolher terá um link que irá lhe direcionar para o formulário.