Sala Virtual dinamiza aulas de geografia em escola de São Roque do Canaã - ES

Secretaria de Estado da Educação do ES

03.04.2019

A tecnologia tem incrementado as aulas de geografia para os alunos das turmas de 8º e 9º anos da Escola David Roldi, em São Roque do Canaã. Paralelo aos conteúdos passados em sala de aula, o professor também utiliza salas virtuais de aprendizagem para dinamizar as atividades com os alunos.

No ambiente virtual, acessado por meio dos Chromebooks, distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os alunos fazem análise de charges, filmes, mapas, produção textual e participação em fóruns de debates sobre globalização e geopolítica mundial, por exemplo.

A ação iniciou no mês de março, mas será desenvolvida durante todo ano letivo. O trabalho é feito por meio de atividades avaliativas e monitoradas nas salas virtuais, utilizando os computadores da escola. Outras ações também podem ser realizadas fora do ambiente escolar, com o uso do celular.

A aluna do 9º ano, Irys Silva de Oliveira destaca que “novos métodos aplicados para inovar as aulas são importantes. É muito mais prático, rápido, eficaz e divertido utilizar esse método também na escola com esses novos chromebooks”, disse.

O colega de turma, Ygor Guedes Rodrigues, também enfatiza que “com esse novo método aplicado, podemos estar mais conectados à Internet sem prejudicar nossa vida escolar. É meu primeiro ano aqui na escola e já estou amando, temos mais interação e mais diversão na hora das aulas”, afirmou.

O professor de Geografia Rafael Calci enfatiza que o efeito quanto à aprendizagem dos alunos ao aplicar as salas virtuais foi imediato, diante ao estimulo para aprender e a interagir com as atividades propostas. “Ferramentas como essa facilitam muito o processo de ensino, uma vez que o educando se torna mais responsável, quebra paradigmas e promove um crescimento intelectual fantástico, fazendo com que o aluno se torne mais crítico e autônomo”, destacou.

Texto: Geiza Ardiçon