Saiba tudo sobre o Educa-PE, plataforma para aulas remotas do Governo de Pernambuco

Aulas Remotas

18.03.2021

Por conta do novo decreto do Governo Pernambuco, os estudantes da Rede Estadual passam a acompanhar as aulas de forma totalmente remota, devido às medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19, a partir desta quinta-feira (18). A medida valerá até o próximo dia 28. Para ter acesso aos conteúdos, os alunos devem entrar no portal Educa-PE, plataforma que oferece o planejamento das escolas e suporte das transmissões. O Educa-PE é um ambiente de apoio digital à educação não-presencial em Pernambuco e visa contribuir com a formação dos profissionais da Rede e ampliar a oferta de conteúdos pedagógicos aos estudantes, através de uma educação mediada por tecnologia, de forma inovadora, com qualidade e alinhada às demandas do século XXI.

O isolamento social, medida usada por países do mundo inteiro para conter a pandemia do novo coronavírus, vem reinventando a nossa rotina e nosso modo de viver. E na área da educação não tem sido diferente. Desde o início da quarentena, ainda em 2020, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, vem criando formas de viabilizar o ensino e aprendizagem dos estudantes pernambucanos do ensino básico, como a disponibilização de materiais de estudos, um ambiente virtual de aprendizagem, além de transmissão de aulas, ao vivo, em TVs abertas e internet.

Como funciona a transmissão das aulas?

O conteúdo é transmitido ao vivo na tv e na internet para o Ensino Médio (conforme calendário permanente da imagem 2 à direita), para o 9º ano do Ensino Fundamental (imagem 3 à direita) de segunda a sexta-feira e conta também com reprises em horários alternativos. Para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são gravadas e disponibilizadas na internet todas as manhãs. O conteúdo está disponível na TV Pernambuco (TVPE), TV Alepe, TV Nova, TV Universitária e no YouTube. Na internet, o conteúdo fica disponível para ser acessado a qualquer hora para revisão. O canal Educa-PE, lançado no dia 6 de abril de 2020, já contabiliza mais de 8,5 milhões de visualizações no YouTube, cerca de 787 mil horas de exibição e mais de 231 mil usuários inscritos.

É importante ressaltar que as escolas também possuem autonomia para criar suas próprias estratégias a fim de alcançar o maior número possível de estudantes conforme a realidade de cada local. 

“É hora de seguirmos conjugando o verbo esperançar”, destacou a secretária executiva de Educação Profissional e Integral, Maria Medeiros. “Tudo o que a gente viveu no ano de 2020, as primeiras experiências de 2021, estão nos dando condição de passar por este momento de suspensão de aulas mais preparados. As escolas, as gerências regionais e a SEE continuarão apoiando os estudantes da Rede Estadual. Vamos seguir ressignificando o conceito de presença, mesmo estando distante fisicamente, nós seguiremos próximos nos apoiando mutuamente. E eles poderão contar com a programação do Educa-PE e com toda a programação da escola que vai permitir que a gente permaneça conectado durante esse periodo”, acrescentou.

O que é o AVA?

Integrado ao Educa-PE, está disponível também o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao Currículo de Pernambuco. A iniciativa reúne os materiais de apoio pedagógico e as videoaulas veiculadas em canais de TV aberta e internet através do YouTube disponibilizando recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos. 

Como acessar o AVA

Para ter acesso à plataforma, o estudante deve utilizar a matrícula dele no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE). Os professores também seguirão com sua rotina de formação continuada através do AVA Educa-PE Docente. O ambiente conta com um cardápio de cursos autoinstrucionais com uma proposta de conteúdos alinhados às demandas dos docentes da nossa rede de ensino.

Conecta Aí garante acesso às aulas de graça

Para garantir o acesso dos estudantes a todo o conteúdo, o Governo do Estado também segue disponibilizando o programa “Conecta Aí”, que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Com isso, ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam dados dos celulares. Ele pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e na Play Store.

O programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes, através da plataforma Educa-PE.