Inep reforças regras do que não pode ser feito nos dias de prova do Enem

Mato Grosso

07.11.2022

Faltam seis dias para o primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá em 13 de novembro.

 Nesta reta final, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), reforça as orientações aos participantes, destacando tudo o que ele precisa saber para realizar o Enem 2022 com tranquilidade e segurança.

 No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, 20 de novembro, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.

 Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. É obrigatório que os equipamentos eletrônicos estejam desligados e sejam guardados dentro do envelope, e que este seja alojado debaixo da carteira.

 Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas: declaração de comparecimento impressa; óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular; relógio de qualquer tipo; quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas; ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; fones de ouvido; gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

É proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas.

 Às 12h, começarão os procedimentos de identificação com a abertura dos portões. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala.

 Agora é hora de separar o cartão de confirmação, a caneta preta com embalagem transparente, a garrafa de água, também com embalagem transparente e o lanchinho, é claro!

Para mais informações sobre o Enem, acesse o site AQUI.