Saiba como utilizar jogos, astronomia e ciência como atividades criativas em sala de aula

Bahia

01.07.2020

Já pensou juntar game, ciência e astronomia em uma atividade descontraída e com muitas curiosidades? Assim será a próxima live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT), que acontece nesta quinta-feira (2), às 17h, no canal do IAT no Youtube. Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e programador de jogos e aplicativos digitais, Maicon Douglas será o convidado da live que apresentará aspectos sobre a astronomia, além das possibilidades de criar projetos em tempos difíceis, desenvolver games gastando pouco ou quase nada e como inovar durante a Pandemia.

Quando era estudante do ensino médio, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Maicon desenvolveu o game educacional "Razão Celeste" com orientação do educador Jorge Lúcio Rodrigues das Dores. Razão Celeste é um jogo que tem como objetivo aprender astronomia de forma lúdica dentro da sala de aula. "Falarei sobre jogos e o mundo dos games. Usarei o Razão Celeste explicando sua didática e como base argumentativa, fazendo relação com minha experiência como programador, pesquisador e estudante", explicou Maicon.

Matemática Criativa

E por falar em aprender de forma lúdica, nesta terça-feira (30), aconteceu a live sobre matemática criativa, com a professora Adriana Sousa, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Com jogos criativos e de raciocínio lógico, ela mostrou as possibilidades de ensinar e aprender matemática de forma descontraída e com métodos que vão desde a confecção de roupas à organização de festas típicas. "Muitas vezes as pessoas enxergam a matemática de uma forma isolada e não contextualizada. Nós tentamos colocar os conteúdos estudados em sala de aula de uma forma vinculada à realidade do aluno para que a aprendizagem seja mais divertida. A matemática está em tudo e é possível fazer atividades com coisas do nosso cotidiano" contou Adriana. 

As transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educaçãofotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagemCiência de Dados na Educação PúblicaLinguagem RadiofônicaAprendizagem CriativaCultura Por para inovar na educaçãoComo combinar tecnologia , liberdade e educaçãoLives como dispositivo de aprendizagemSonhos e Descobertas CientíficasCultura Maker para educadores, Pedagogia HackerRobótica SustentávelTurbine seu conteúdo digitaleducação para Surdos na pandemiaLiteratura e inclusão nas escolas, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.