Uso de tablets na sala de aula é aliado no processo de ensino-aprendizagem

Santa Catarina

14.03.2022

Desde dezembro de 2021, a Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou a entrega de 36 mil tablets às escolas estaduais de Santa Catarina, buscando melhorar a condição de acesso a ferramentas tecnológicas conforme a necessidades dos estudantes. O equipamento que está sendo entregue é um modelo de 10 polegadas, com tecnologia 4G, e capacidade de 64GB.

A inserção da tecnologia nas escolas ajuda a trazer benefícios a curto, médio e longo prazo. No caso do tablet, as possibilidades de melhorar o processo de ensino e aprendizagem são inúmeras, como: o uso de diferentes aplicativos que ajudam nos estudos, a leitura mais dinâmica de livros, revistas e arquivos, a mobilidade, o armazenamento de informações e a mobilidade do equipamento.

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, ressalta a importância da utilização de equipamentos de tecnologia nas escolas. “Hoje temos diversas opções para tornar o ensino em sala de aula mais dinâmico e atrativo. Esses investimentos são parte do que Santa Catarina está fazendo para modernizar e qualificar a sua educação, incentivando a criatividade e preparando melhor os nossos estudantes. A tecnologia é uma aliada nessa missão.”

Para Luiz Alessandro da Silva, coordenador geral de tecnologias da SED, as duas principais maneiras de utilizar a tecnologia no ensino são por meio da Comunicação e da Cultura Digital. “Esses dois vieses podem trazer benefícios, como aulas mais interativas e dinâmicas, incentivo à criatividade e maior aproveitamento escolar dos alunos, entre outros”.

Exemplos em sala de aula

A professora Heliete Junkes, da EEB Heriberto Müeller, em Blumenau, já usou os tablets em duas atividades ainda no fim do ano letivo de 2021 com sua turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Como os alunos estão no processo de alfabetização, ela usou um jogo que envolve a escrita de sílabas e palavras. Ela pediu que os estudantes trouxessem fones de ouvido e, em dupla, eles deveriam escrever no tablet as palavras que correspondiam às peças de madeira que foram distribuídas. “Mesmo usando a tecnologia, nesta idade precisamos usar imagens concretas para não ficar muito abstrato para o aluno”.

A segunda atividade envolvia a escrita dos números de 100 a 1000. Como levou mais de uma aula para ser concluída, a cada dia os estudantes pegavam outro tablet e continuavam a atividade de onde outro colega havia parado.

Atuando no magistério catarinense há 24 anos, a professora acredita que não se pode mais deixar a tecnologia de fora: “A aprendizagem se concretiza ali e, principalmente, com os alunos pequenos porque eles têm muita vontade de apertar botões. Priorizo o trabalho em dupla, pois a criança se motiva mais e está com outro colega ajudando na correção”.

Quiz sobre história da Arte

Já o professor de Arte, Samuel de Oliveira, trabalhou um quiz sobre História da Arte com os alunos do 9º ano da EEB Roberto Moritz, em Ituporanga. A atividade foi realizada de forma individual com os 26 alunos da turma e consistia em uma série de 50 perguntas de livre resposta ou múltipla escolha: “A experiência foi muito positiva. Ao final da aula os alunos não queriam parar”, destaca.

Ele ainda planejou atividades com o uso da lousa digital e pretende incluir no planejamento de 2022 visitas virtuais aos grandes museus mundiais. Na visão dele, a tecnologia na escola vai ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na disciplina que ministra: “A Arte é uma disciplina que trabalha todas as formas de expressão cultural e estou muito satisfeito com tudo o que é possível fazer com o tablet e a lousa digital”.

Conhecendo a história da cidade

Buscando incentivar o hábito pela pesquisa, a professora Meriane Bolzoni Cenci, da EEB Anita Brasileira, em Videira, utilizou os tablets com sua turma do 4º ano para estudar a história do município de forma orientada: “A partir dessa ferramenta foi possível conhecer fatos importantes que ocorreram na nossa cidade. Realizamos leituras, observamos fotos, conhecemos sobre a economia, pontos turísticos, localização e ouvirmos o Hino da cidade”, detalha.

A professora que atua há quase 10 anos na rede estadual afirma que foi grande a expectativa daqueles que nunca tinham acessado essa tecnologia: “Muitos olhares atentos e concentração dos alunos. Essa tarde de aprendizagem foi magnífica. Tenho certeza de que essa tecnologia na escola vem agregar para o conhecimento do aluno e auxiliar o professor a desenvolver novas possibilidades de aprendizagens”, pontua.

Professores capacitados

Os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) das 36 Coordenadorias Regionais de Educação estão realizando capacitações com os professores para o uso dos tablets e dos aplicativos que podem ser utilizados nas salas de aula da rede estadual de educação.