SAEPE: Secretaria de Educação e Esportes divulga resultados de 2019

Pernambuco

13.03.2020

Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2019. A ideia do SAEPE é produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O evento aconteceu no auditório do Hotel Onda Mar, no Recife, e reuniu secretários de Educação Municipais, secretários executivos, gerentes regionais de ensino, e equipes técnicas pedagógicas. 

O encontro tem o objetivo de fazer com que esses dados, que são divulgados anualmente, ganhem sentidos didáticos e que os gestores possam usar essas referências para ressignificar práticas pedagógicas e melhorar a qualidade da educação. A avaliação do SAEPE é feita com estudantes da rede pública estadual e municipal, dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental, 3ºs anos do ensino médio e Travessia nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Em 2019, cerca de 310 mil estudantes de 3.338 escolas participaram da avaliação.

De acordo com o gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, Dionísio Júnior, essa prova é importante, pois afere a qualidade da educação pública estadual. “Do ponto de vista do gestor, ele pode pensar políticas públicas. Do ponto de vista do professor, ele pode pensar no planejamento escolar, e para a comunidade escolar, essa avaliação permite que ela observe o desempenho dos estudantes”, considerou.

A reunião permitiu que os gestores debatessem se a educação do estado está no caminho certo, se há a necessidade de corrigir alguma rota, se precisa debater mais, estudar mais, principalmente, pelos agentes educacionais, sobretudo, por aqueles que atuam diretamente na ação educativa. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo sistema são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

“Eu costumo dizer que para além da divulgação dos resultados que enviamos para os gestores, este momento é muito importante do ponto de vista de a gente poder fazer uma reflexão de gestão e efetivamente ter um olhar para todos os municípios. Gostaria de destacar que esse encontro não é para simplesmente apresentar números, mas o objetivo desse evento é fomentar o debate sobre os resultados e promover uma discussão sobre como eles podem ser importantes para o dia a dia de todas as redes”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.