Sábado letivo na rede estadual marca culminância de ações interdisciplinares com foco na matemática

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

02.07.2019

O aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Manuel, em Descoberto, na Zona da Mata mineira, Rafael Venâncio Coelho, definiu assim as lições aprendidas, na aula de Ensino Religioso: “Quero somar respeito, diminuir o preconceito, multiplicar a paz e dividir o amor”. Ele participou das atividades do último sábado (29/6), letivo na rede estadual de educação, que trabalhou ações interdisciplinares com foco na matemática.

Esse foi o segundo sábado letivo realizado, este ano, nas escolas estaduais mineiras. A data marcou a culminância de um mês dedicado à realização de atividades que contemplaram habilidades da disciplina.

Rafael explicou que “a professora Renata trabalhou com a gente os valores e relacionamos com a matemática. Falamos sobre quais gostaríamos de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Eu gostei muito da aula”. Ainda, segundo ele, nas outras disciplinas, a temática foi a mesma. “Teve também a aula da professora de Língua Portuguesa, que passou um poema sobre matemática, e a de geografia, em que estudamos sobre temperaturas”, contou Rafael.

Na escola onde Rafael estuda, foi utilizado como base para o desenvolvimento das atividades o material desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). “No nosso sábado letivo estimulamos os alunos a verificarem que a matemática está presente em tudo e utilizamos as diferentes disciplinas para mostrar isso para eles. O Estado encaminhou um material muito bem elaborado e que vamos continuar utilizando ao longo do segundo semestre”, destacou a diretora, Júlia Nogueira Lima.

Já na Escola Estadual Presidente Itamar Franco, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, temas atuais que envolvem o dia a dia dos estudantes foram utilizados na produção dos conteúdos que foram apresentados no último sábado. “Fizemos uma apresentação de teatro onde os alunos mostraram taxas e índices, por exemplo. Também teve apresentação de trabalhos sobre dengue nos quais eles mostraram os percentuais na nossa cidade e jogos matemáticos. Foi a culminância das ações transversais realizadas no mês de junho”, afirmou a diretora, Erika da Silva Cruz.

Sábado letivo

 As ações de intervenção pedagógica estão previstas no Calendário Escolar, por meio da Portaria SEE n° 248/2019, e acontecerão em todas as escolas estaduais de Minas Gerais. O primeiro sábado letivo aconteceu no dia 30 de março. O segundo foi realizado no dia 29 de junho e a próxima data de intervenção pedagógica está marcada para o dia 30 de agosto.