RR mantém índice e fica entre os 15 melhores estados no IDEB

16.08.2012

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) apontou que o estado de Roraima manteve as metas preconizadas e ficou entre os 15 estados melhores colocados na amostragem nacional.




Os dados são referentes ao ano de 2011.No Ensino Fundamental nas séries iniciais, de 1ª a 4ª, a meta projetada para Roraima era de 4.3 e a atingida foi de 4.5. Já as séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª), a meta estabelecida era de 3.7 e a alcançada na amostragem foi de 3.6. No Ensino Médio, a média foi mantida em 3.5 (a mesma projetada para 2011).


Com base nos dados, a secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues, afirmou que Roraima está avançando na educação pública. “Temos escolas da rede pública que se destacaram e atingiram metas que estavam previstas para 2011.Isso é reflexo do investindo em formação continuada dos professores, bem como a valorização desse profissional”, enfatizou.“Acreditamos que Roraima deixou para a fase de ser o último colocado no ranking nacional do IDEB. Agora é olhar para frente, investir no potencial dos nossos alunos e acreditar no compromisso dos nossos professores”, frisou Lenir Rodrigues.


Em Boa Vista, de acordo com os dados, a Escola Estadual Princesa Isabel ultrapassou a meta prevista de 5.6 e alcançou o índice de 6.6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No IDEB de 2009, a média atingida foi de 5.7. Para manter o crescimento nesse índice, a escola potencializa as atividades e projetos voltados para a Língua Portuguesa e Matemática. O reconhecimento veio em 2011, quando ficou entre as seis melhores escolas públicas do Brasil no Prêmio Gestão Escolar.Outra escola de Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) da rede estadual que superou a meta foi a Vitória Mota Cruz, que tinha previsão de nota 4.8 e alcançou 5.7.


Em 2009 essa escola atingiu nota 4.8. A escola Olavo Brasil tinha que cumprir meta de 4.1 e conseguiu alcançar o índice 5.3. Euclides da Cunha ficou com média 5.9, sendo que a preconizada era de 5.3. A escola Francisca Élzika conquistou o índice de 5,7 e a nota prevista era 5.1.No Ensino Fundamental séries finais (de 5ª a 8ª séries), a escola Lobo D’Almada, que é a vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar deste ano, avançou os 4.9 previstos como meta e alcançou a nota 5.4. Outras duas escolas que ultrapassaram a meta prevista pelo MEC foram: Voltaire Pinto, com 3.9 (meta era de 3.7) e Francisca Élzika, que atingiu 4.8 (previsto era 4.7).


INTERIOR

As escolas do interior do estado também apresentaram bons índices no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries no IDEB. Em Mucajaí, a escola estadual Vereador Francisco Pereira Lima que tinha meta prevista 5.2, alcançou 6.6. 


Em Alto Alegre, a escola estadual indígena Hermenegildo Sampaio tinha como meta 3.1 e atingiu 3.7.No município de Amajari, a escola estadual indígena Santa Luzia, a meta era 3.3 e alcançou 3.7. No Cantá, a escola estadual Antônio Augusto Martins tinha meta de 3.4 e atingiu 3.8.


Em Caracaraí, na escola estadual José Vieira de Sales Guerra ultrapassou a meta de 3.6 e alcançou o índice de 3.8.Em Pacaraima, na escola estadual indígena Fernão Dias a meta prevista pelo MEC era de 3.1 e atingiu 3.8. A escola estadual Tenente João Azevedo Cruz, em Rorainópolis ultrapassou a meta prevista de 3.8 e conquistou o índice de 4.0.


Também em Rorainópolis, a escola Padre Eugênio Possamai atingiu a nota 5.0, sendo que a prevista era 3.9.No Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries, a escola estadual Aldébaro José Alcântara tinha como meta 3.9 e alcançou 4.2.


Também em Bonfim, a escola estadual São Francisco ficou com meta 3.9, sendo que a previsão era 3.6.Em Mucajaí, a escola estadual Wenceslau Catossi, tinha meta 2.9 e atingiu 3.2. No município de Pacaraima, a escola estadual indígena Fernão Dias tinha meta 1.6 e alcançou 2.7.



ENSINO MÉDIO: RR fica em sexto lugar no Brasil
Os dados do IDEB revelaram também que as escolas de Ensino Médio da rede pública estadual conquistaram a 6ª colocação no ranking nacional do IDEB, junto com o estado de Tocantins – as duas únicas unidades federativas da região Norte que conquistaram a posição.


A média das escolas roraimenses foram mantidas em 3.5 (a mesma meta prevista para 2011).Apenas os estados de Santa Catarina (4.0), São Paulo (3.9), Paraná (3.7), Minas Gerais (3.6) e Mato Grosso do Sul (3.5) ficaram com notas superiores ou equivalentes a de Roraima.Os demais estados da região Norte ficaram entre a 9ª posição e 25ª colocação no ranking nacional. O estado que ficou em último lugar na amostragem foi o de Alagoas, com meta de 2.6.


Assessoria de Comunicação/Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos de Roraima

16/8/2012