Roraima sedia encontro de secretários da Educação da Região Norte

Regime de Colaboração

03.09.2021

Por Raisa Carvalho

Foto: Ascom

Pela primeira vez o estado de Roraima sedia um evento integrado que reúne o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O objetivo do encontro regional é apresentar os desafios e construir uma agenda conjunta de ações coordenadas para a Educação Básica do Norte do Brasil, levando em consideração as especificidades e peculiaridades da localidade.

De acordo com o governador Antonio Denarium, o evento visa criar estratégias para estreitar os laços entre o Governo do Estado e o Conselho Nacional de Educação.

“Estive com diversos secretários de educação de toda a região norte para dialogar melhorias da educação básica e apresentar demandas específicas vivenciadas pelos nossos educadores. Tive a oportunidade de falar sobre as nossas dificuldades, mas também sobre nossas conquistas por meio de uma gestão que se preocupa com a educação” disse.

Também pela primeira vez, Roraima faz parte da diretoria do Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) por meio da Secretária Estadual de Educação Leila Perussolo.

“Nós estamos em um grande evento com secretários estaduais e municipais da região norte e toda a equipe do Ministério da Educação pela primeira vez aqui em Roraima para discutir a educação básica na região amazônica. O objetivo é alcançar políticas públicas nacionais planejadas pelo Governo Federal, e fazer com que essas políticas que chegam a região norte possam ser exequíveis, e que atenda as nossas necessidades como áreas de difícil acesso, comunidades indígenas, comunidades ribeirinhas” afirmou Leila.

O evento contou com a presença do presidente do Consed - Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Vitor de Ângelo, que reforçou a importância do estado sediar o evento por passar por um momento de forte imigração, o que impactou as sala de aulas do estado.

 “Viemos a Roraima, dentro de um projeto itinerante, onde a ideia é visitar os estados sobretudo aqueles que não são protagonistas de eventos dedicados a educação básica, aqui em Roraima, são demandas e particularidades específicas com um grau de singularidade de outros estados do Brasil. Em Roraima, essa realidade da imigração é um exemplo muito ilustrativo dessa particularidade que precisa ser verbalizada quando pensarmos as questões educacionais” disse.

Para o secretário de Educação básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, o momento é uma oportunidade para que o Governo Federal entre em consonância com as demandas apresentada pelos secretários e educadores.

“O Ministério da Educação está em Roraima para uma escuta ativa e qualificada das demandas da região norte e para o fortalecimento das políticas públicas educacionais. Com isso criamos uma dinâmica de provocação de desafios para que a partir dessa percepção que estamos colhendo nós iremos traçar políticas públicas de curto, médio e longo prazo. Sendo a curto prazo o encerramento do ano letivo de 2021, e médio prazo para os próximos dois anos e a longo prazo o fortalecimento do regime de colaboração entre a União, Estados e municípios” finalizou.