RORAIMA 2030 | Educação de qualidade, inclusiva e com equidade social é um dos focos

Roraima

11.12.2020

Por Wirismar Ramos

Fotos: Secom-RR


Em 2030 o Estado de Roraima terá consolidado uma educação de qualidade, inclusiva e com equidade social. É o que prevê o Projeto Roraima 2030, lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 10, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras).

As políticas públicas para se alcançar essa meta já estão sendo implementadas pelo Governo de Roraima, com revitalização da estrutura física de todas as 383 escolas da rede estadual de ensino (incluindo as localizadas em áreas indígenas) e qualificação e valorização dos servidores.

Conforme o governador Antonio Denarium, o propósito é garantir que todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos [especialmente os mais menos favorecidos e aqueles com deficiências] tenham acesso à escolaridade, aprendendo em ambiente confortável, saudável e livre de todas as formas de violência.

O projeto prevê que, com os investimentos necessários e os incentivos certos na área de educação, o Estado de Roraima chegará a 2030 com nota 6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todos os níveis (Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, e Ensino Médio).

"Hoje, a maior nota alcançada pelas escolas de Roraima no Ideb é 5,5. É uma boa nota, mas estamos trabalhando com afinco para melhorar ainda mais. Também temos o propósito de reduzir a taxa de analfabetismo dos atuais 13,68% para 5% em 2030", observou Antonio Denarium.

Outra meta no eixo da educação é elevar a taxa de matrículas na UERR (Universidade Estadual de Roraima) dos atuais 1.589 para 2.384 em 10 anos, além da ampliação da oferta de cursos em áreas vocacionais dos municípios de 28 para 31.

"Uma educação de qualidade promove o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem e proporciona a melhoria das condições de trabalho, redução da vulnerabilidade social, crescimento econômico e preservação da dignidade da pessoa humana", pontuou o governador.