Mato Grosso
23.08.2023A robótica educacional estabeleceu uma nova rotina para os estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis (MT). Com o kit de robótica disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os alunos passaram a montar protótipos e outros projetos. Os trabalhos feitos no decorrer nos primeiros meses de 2023 foram expostos na mostra ‘Programando o amanhã’, realizada como encerramento do semestre letivo.
Segundo o professor de Física da escola, Francisco das Chagas Brito Paiva, para muitos dos estudantes a robótica educacional é um universo totalmente novo, desafiador e uma ferramenta que torna a escola muito mais atrativa. Conforme o professor, o trabalho que eles desenvolveram antes de entrar em férias, no dia 06 de julho, mostrou o quanto são capazes de explorar o lado intelectual e materializar as ideias.
“Foi gratificante ver as mesas montadas para a exposição, com apoio das orientadoras do programa SIMROBÓTICA®, Fernanda Katiane e Vitorino Flores”, contou ao descrever a mostra da escola.
Foi mais uma oportunidade, de acordo com o professor, para os estudantes demonstrarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de permitir que construíssem o próprio pensamento por meio das metodologias ativas. “Entre as muitas criações, uma que chamou muita atenção foi a construção de uma rua com simulação e protótipo para educação no trânsito”.
Com a robótica educacional sendo utilizada nas escolas da Rede Estadual de Ensino, os estudantes são engajados numa cultura de solução de problemas, de trabalho em equipe, de competição saudável, em um mundo que desperta o interesse pelas ciências exatas, pela matemática, pela pesquisa e pela inovação.
O professor valida essa informação e pondera que também leva o jovem a exercitar competências fundamentais como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento e tomada de decisões.
O estudante David Oliveira Paula, 16 anos, faz parte desse grupo e diz que o interesse dele pela robótica só tem aumentado. “A robótica é muito do que eu já pensava e me levou a pesquisar ainda mais sobre o tema”, comentou.
Segundo ele, esse novo aprendizado o tem ajudado bastante. “Aumentou até o meu interesse por outras disciplinas como, por exemplo, a Matemática”, finalizou o estudante.
A metodologia da robótica educacional é alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias, por meio da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.