Robótica Educacional fortalece aprendizagem e protagonismo na Escola Estadual João Carlos Flores

Mato Grosso do Sul

16.05.2025

Na Escola Estadual João Carlos Flores, unidade que oferta ensino em tempo integral, os docentes incorporaram ao planejamento pedagógico o uso semanal do Laboratório Móvel de Robótica Educacional.

As aulas de Robótica têm promovido não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a integração e socialização entre os estudantes. A construção dos protótipos requer diálogo constante entre os membros das equipes, além de concentração e raciocínio lógico, estimulando a cooperação e o trabalho em grupo.

Por meio dessas atividades, os alunos interagem com a tecnologia de forma lúdica e criativa, estabelecendo uma conexão concreta entre teoria e prática. Tal abordagem torna o processo de aprendizagem mais significativo e motivador, contribuindo para o fortalecimento da autonomia intelectual e do protagonismo juvenil.

De acordo com diretor Claudecy José da Cruz, “além do desenvolvimento técnico, as aulas de Robótica também favorecem aspectos sociais, emocionais e criativos dos estudantes, que a cada encontro vivenciam experiências de troca, colaboração mútua e valorização de suas próprias habilidades e das dos colegas”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.