Robótica e plataformas pedagógicas da educação viram atração no Verão Maior Paraná

Paraná

31.01.2024

A tenda da Secretaria de Estado da Educação na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, tem opções para todos os gostos neste Verão Maior Paraná. O público tem acesso a algumas experiências e materiais que têm possibilitado aos estudantes a vivência e o aprendizado no campo da robótica e da educação gamificada. Os visitantes podem manusear protótipos multifuncionais desenvolvidos pelos técnicos da Coordenação de Tecnologias Educacionais da Seed-PR e conhecer os kits de robótica da rede estadual.

“Podemos desenvolver inúmeros projetos com os componentes do kit de robótica em sala de aula e levamos esses materiais para o Litoral para que esse conhecimento chegue a mais pessoas. Os protótipos apresentados na tenda podem, inclusive, servir de inspiração ou exemplo para professores e alunos daquilo que é possível fazer na escola”, afirma Marcelo Gasparin, coordenador de Tecnologias Educacionais da Seed-PR.

Outro projeto disponível é o leitor Estação Meteorológica, que usa sensores de umidade e temperatura para medição climatológica e verificação das condições do ambiente. Ele foi desenvolvido de maneira experimental por técnicos da Coordenação de Tecnologias Educacionais da Seed-PR.

Quem quiser também pode controlar robôs com o Braço Robótico, que simula movimentos automatizados visando auxiliar na manipulação de materiais ou equipamentos, e o Robô Seguidor de Linha, cuja função é identificar percursos de forma automatizada e locomover-se sozinho, podendo ser usado para realizar serviços de carga ou até mesmo auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual, por exemplo.

A plataforma pedagógica Quizizz, de fixação de conteúdo com quizzes, e os Educatrons, compostos por smart TV 43'', computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, onde são exibidos vídeos, imagens e experiências, incluindo exemplos de projetos realizados em sala de aula, proporcionam aos visitantes uma visão abrangente das atividades desenvolvidas para cerca de 1 milhão de alunos.

“Levamos a robótica e esses recursos tecnológicos ao Verão Maior Paraná para apresentar os avanços na educação pública e também conscientizar a população sobre a importância da tecnologia nas atividades regulares e extracurriculares dos alunos”, destaca o diretor de educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira dos Santos. A tenda da Seed-PR funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, permanecendo aberto à visitação até domingo, dia 4 de fevereiro.

Verão Maior Paraná recebe etapa do Mundial de Beach Tennis disputada por 700 atletas

ROBÓTICA EM EXPANSÃO – Em 2021, no início da implantação do ensino de robótica, a primeira ação da Secretaria de Estado da Educação foi a aquisição de 2.577 kits, distribuídos a 277 escolas, para iniciarem a oferta das aulas naquele mesmo ano. Já em 2023, 1.672 escolas e 20.555 estudantes foram atendidos com mais de 18 mil kits distribuídos ao longo do ano.

De acordo com o secretário Roni Miranda, no ano passado a Seed-PR adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais. “A qualidade do ensino no Paraná é reconhecida em todo o Brasil. Nada disso aconteceria se o professor e a professora não encampassem nossas propostas de ensino, inclusive a do curso de Robótica. Os professores presenciam e testemunham o que os nossos meninos e meninas podem fazer, usando a criatividade, a resiliência e a persistência em buscar e realizar trabalhos de qualidade”, ressalta.

Segundo o coordenador de Tecnologias Educacionais da Pasta, Marcelo Gasparin, já está planejada uma nova expansão da robótica para o ano de 2024. O programa deve contemplar até 200 novas escolas da Educação em Tempo Integral e os novos Colégios Cívico-Militares. “Vamos seguir com o atendimento e possível expansão das turmas de ensino médio das escolas optantes pelo itinerário formativo de Matemática e Ciências da Natureza. Assim, a Seed-PR pretende aumentar o seu quantitativo de novos kits educacionais de robótica livre em 10 dez mil unidades”, afirma.

603 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já usaram as cadeiras especiais no Litoral

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.