Robótica da Rede Estadual da Paraíba é trazida em tema de dissertação de mestrado em física

Mestrado

15.09.2025

O professor Cláudio Reinke, da ECIT Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe (9ª GRE), concluiu o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), desenvolvendo sua pesquisa a partir dos kits de robótica disponibilizados pelo Governo do Estado. O trabalho teve como foco o estudo do efeito fotoelétrico na geração de energia solar, com participação ativa dos estudantes da rede estadual.

Com a dissertação defendida no último mês de agosto, intitulada “Efeito Fotoelétrico na Geração de Energia Solar na Perspectiva dos Campos Conceituais com Estudantes de São João do Rio do Peixe-PB”, o professor demonstrou como materiais acessíveis às escolas da rede estadual podem ser transformados em instrumentos de pesquisa avançada. A investigação contou com a participação ativa dos estudantes da unidade de ensino, que puderam vivenciar na prática conceitos da física moderna, reforçando o compromisso da escola com a aprendizagem significativa e inovadora.

O trabalho também fortaleceu a parceria entre a ECIT e a Universidade Regional do Cariri (URCA), onde o professor concluiu seu mestrado. Durante a última Mostra Científica da escola, realizada neste mês de setembro, docentes da universidade prestigiaram as apresentações dos estudantes, que explicaram os experimentos realizados a partir dos kits de robótica e módulos solares. O reconhecimento resultou em convite para que a escola participe da Semana da Física da URCA, em novembro, ampliando o diálogo entre ensino básico e superior.

O professor Cláudio ressaltou o apoio recebido da SEE-PB, como o fornecimento dos materiais que possibilitaram a experimentação. “Esse trabalho só foi possível porque contamos com os investimentos da Secretaria, que desde 2013 garante às escolas os kits de robótica. A partir deles, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela investigação científica e transformar conceitos teóricos em experiências práticas”, afirmou.

Fernanda Chagas, gerente da 9ª GRE, destacou a relevância da formação docente em cursos de pós-graduação e a importância de programas como o MNPEF, que além do mestrado, passará a oferecer também o doutorado profissional em Ensino de Física, consolidando novos caminhos de formação stricto sensu para professores da região. "Todas as oportunidades para que nossos professores se capacitem são muito bem vindas", destacou.