RN registra maior avanço da série histórica na alfabetização e amplia número de municípios em nível alto de fluência

Rio Grande do Norte

02.03.2026

A política de alfabetização de crianças do Rio Grande do Norte consolidou, em 2025, o maior avanço já registrado na fluência leitora dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados constam no painel da Avaliação de Fluência Leitora de Saída 2025, aplicada em novembro de 2025, em toda a rede pública do estado. 

Pela primeira vez, os 167 municípios potiguares realizaram a aplicação do teste, alcançando uma taxa de participação de 95%, o equivalente a 30.185 crianças avaliadas. Em 2024, a adesão havia sido de 85%, com 26.211 estudantes. O crescimento de 10 pontos percentuais na participação reforça a mobilização das redes municipais e o fortalecimento do regime de colaboração em torno da alfabetização na idade certa.

A avaliação é aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Associação Bem Comum e as redes estadual e municipais. O teste mede o número de palavras lidas corretamente por minuto, a capacidade de decodificação, o ritmo, a entonação e a expressividade da leitura. Os resultados são consolidados no Índice de Fluência Leitora, que varia de 0 a 10 e permite analisar o desempenho nos níveis escolar, municipal, regional e estadual.

Os números de 2025 evidenciam um salto qualitativo. O percentual de crianças leitoras fluentes passou de 10,85% em 2024 para 18,22% em 2025. Ao mesmo tempo, o percentual de crianças que não leem ou que apenas silabam caiu de 26,17% para 14,98%. Com isso, o estado elevou o Índice de Fluência Leitora de 4,7 para 5,3 em um ano.

Outro dado expressivo foi o avanço coletivo dos municípios: 161 dos 167 (96,4%) melhoraram seus resultados em relação a 2024. Houve redução significativa no número de municípios posicionados nos níveis 3 e 4 da escala, de 100 para 34, e nenhum município permaneceu no nível 3. Na faixa de maior desempenho, o número de municípios no nível 6 quase quadruplicou, passando de 11 para 43.

Os resultados refletem a consolidação da Política Territorial de Alfabetização de Crianças do Rio Grande do Norte (Pró-Alfa RN), instituída em setembro de 2024. Alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetiza (CNCA), a política organiza as ações em cinco eixos estruturantes: governança e gestão; formação e melhoria das práticas pedagógicas; qualificação da infraestrutura e insumos; sistemas de avaliação; e reconhecimento de boas práticas.

Entre as principais ações desenvolvidas ao longo de 2025 estão a distribuição de material didático complementar para professores e estudantes, formações continuadas para docentes e gestores, aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, seminários de apropriação de resultados, mentorias para regionais e municípios prioritários e encontros de compartilhamento de boas práticas.

As ações são executadas em regime de colaboração que envolve, além do Ministério da Educação, os 167 municípios por meio da FEMURN e da Undime-RN, os Conselhos de Educação, universidades públicas, Ministério Público, Tribunal de Contas e organizações do terceiro setor, como a Associação Bem Comum.

Para a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, os resultados demonstram a força da articulação institucional em torno de uma prioridade comum. “Os avanços são fruto de um esforço coletivo que envolve governo federal, governo estadual, prefeituras, universidades, órgãos de controle e organizações da sociedade civil. Todos unidos pelo propósito de garantir que cada criança do Rio Grande do Norte seja alfabetizada na idade adequada. Estamos transformando compromisso em resultado concreto”, afirmou.

O presidente da Undime-RN, Petrúcio Ferreira, reforçou a importância da iniciativa e destacou o papel da colaboração entre as redes. “Os resultados da Avaliação de Fluência Leitora de Saída 2025 demonstram que o esforço conjunto entre Estado e municípios está fazendo a diferença na vida das nossas crianças. Alfabetizar na idade certa é garantir oportunidades e fortalecer as bases para toda a trajetória escolar”, afirmou. Ele também ressaltou que os avanços confirmam a importância do investimento contínuo nas políticas educacionais. 

Com o avanço do Índice de Fluência Leitora e o crescimento expressivo no número de municípios nos níveis mais elevados de desempenho, o Rio Grande do Norte consolida uma política pública estruturada, baseada em evidências e sustentada pelo regime de colaboração, fortalecendo o direito à alfabetização de todas as crianças potiguares.