Rio Grande do Norte
07.10.2025Entre os dias 7 a 11 de outubro, acontece, na sede da UERN em Natal, a Feira de Livros da Cooperativa – FLICOOP 2025, evento que se consolida como um dos polos literários mais importantes do Rio Grande do Norte. A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (7), às 9h, no Campus Avançado da UERN, e contou com a presença de educadores, escritores, gestores e estudantes da rede pública.
Durante a feira, o Governo do Estado renova a tradição de incentivo à leitura com a realização do projeto RN Literário, que este ano destina R$ 1.080.579,44 para a compra de livros. O investimento beneficiará 348 escolas estaduais, alcançando 131.714 estudantes de oito regionais de Educação — Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Currais Novos e João Câmara.
Para a secretária de Educação do RN, Socorro Batista, o programa consolida um compromisso com o futuro.“O RN Literário representa mais do que o acesso ao livro — é um investimento em pensamento crítico, cultura e pertencimento. Ao valorizar os nossos autores e ampliar os acervos das escolas, estamos fortalecendo a educação pública como um espaço de liberdade e criação”, destacou a gestora durante a abertura oficial do evento.
Ainda na cerimônia, o vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Chico Dantas, destacou a relevância de sediar um evento que valoriza o livro e a cultura potiguar. “É um prazer muito grande para nós, que fazemos a UERN, recebê-los aqui em um evento tão grandioso. Quero parabenizar a SEEC pelo apoio que vem dando não apenas às feiras literárias, que são fundamentais para despertar o amor pela leitura, mas também pelo olhar atento aos autores e autoras potiguares. É uma forma de valorizar nossa cultura e manter vivo o contato com o livro físico, que infelizmente vem se tornando cada vez mais raro”, pontuou.
Após as falas das autoridades, os pontos focais da cultura literária da SEEC, espalhados por todas as Diretorias Regionais de Educação, foram chamados para receber um computador portátil para potencializar os trabalhadores realizados em cada regional.
Integrado ao Programa RN + Leitura, o RN Literário é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) voltada à ampliação dos acervos bibliográficos das escolas. Anualmente, o programa possibilita a aquisição de cerca de 50 mil livros, beneficiando 590 escolas e mais de 200 mil estudantes da rede estadual.
“Além de fomentar o hábito da leitura, o programa busca democratizar o acesso ao livro e fortalecer a produção literária potiguar”, destacou Délia Barbosa, chefe do Núcleo do Livro, Leitura e Bibliotecas, ligado a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da SEEC. Do total de recursos, no mínimo 40% devem ser destinados a obras de autores do Rio Grande do Norte, garantindo espaço para a literatura local e fortalecendo a cadeia produtiva do livro no estado.
Os valores são repassados diretamente aos Caixas Escolares, que realizam as aquisições conforme o número de matrículas registradas no SIGEduc. Cada unidade deve comprar obras adequadas às faixas etárias e alinhadas às diretrizes curriculares da BNCC e dos Referenciais Curriculares Potiguares, assegurando também exemplares acessíveis, como livros em Braille ou arquivos digitais compatíveis com leitores de tela.
Após a compra, as escolas deverão promover atividades e projetos de incentivo à leitura crítica e participativa, reforçando o papel da literatura na formação cidadã.
O Governo do Estado também garantiu apoio logístico para a participação de dois representantes por escola e um técnico pedagógico na FLICOOP, com recursos destinados às despesas de deslocamento.
Com literatura, inclusão e valorização da cultura potiguar, a FLICOOP 2025 reafirma o compromisso do Rio Grande do Norte com o direito à leitura e o fortalecimento da educação pública.