RN abre consulta para construir Documento Curricular de Computação

Rio Grande do Norte

02.10.2025

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN), abriu nesta quinta-feira (2) a consulta pública para a construção do Documento Curricular de Computação do Rio Grande do Norte. A iniciativa marca um passo decisivo para a integração da Computação à Educação Básica potiguar, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O processo tem como base a legislação nacional que instituiu a obrigatoriedade da Educação Digital no currículo escolar, como a Lei Federal nº 14.533/2023, que criou a Política Nacional de Educação Digital (PNED), e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelecem a inclusão da Computação como parte complementar da BNCC.

Clique aqui e submeta a sua contribuição.

De acordo com a SEEC, a consulta pública é uma oportunidade de envolver educadores, gestores, estudantes, pesquisadores e a sociedade civil na definição de como a Computação será incorporada ao ensino no Rio Grande do Norte. “Estamos construindo um documento coletivo, que vai orientar professores e redes de ensino no uso pedagógico da Computação, seja de forma transversal ou como componente curricular específico”, explicou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

No território potiguar, há duas possibilidades de implementação: de maneira transversal, já definida para a rede estadual, integrando a Computação aos demais componentes curriculares; e como disciplina específica, modelo que poderá ser adotado pelas redes municipais.

A consulta segue aberta até o dia 12 de outubro de 2025, e pode ser acessada por meio do site da SEEC e da UNDIME/RN.